Entre as prioridades, as principais áreas são Educação e Saúde
A volta do recesso parlamentar em Brasília não passou em branco para prefeitos da região, que logo no início da semana desembarcaram na capital federal em busca de emendas para os municípios. Os prefeitos de Piraí, Luiz Fernando Pezão, de Rio Claro, Babton Biondi, e de Quatis, Aluísio d’Elias, bateram nas portas dos gabinetes dos deputados aliados do Sul Fluminense e, de quebra, conseguiram falar com representantes de alguns ministérios.
Aluísio d’Elias, por exemplo, cumpriu uma agenda bem extensa e não ficou limitado a uma área específica. Buscou desde emendas para a Saúde, Esporte e a Ordem Urbana, até apoio para projetos de sinalização viária. Ou seja: levou na mala pedidos de investimentos para a melhoria na estrutura de atendimento à população até o incentivo à prática esportiva e intervenções para ampliar a segurança no trânsito.
De acordo com o prefeito, a presença do município na capital federal é fundamental para apresentar projetos, defender prioridades e garantir que Quatis esteja entre as cidades contempladas com repasses.
-Mais uma vez estivemos em Brasília, trabalhando e buscando novos aportes de recursos para fortalecer as políticas públicas da nossa cidade. Cada agenda aqui é uma oportunidade de abrir portas e garantir investimentos que se transformam em melhorias reais para a nossa população. Nosso compromisso é seguir avançando, com responsabilidade e planejamento, para fazer de Quatis uma cidade cada vez melhor para viver e morar – disse.
Ainda de acordo com a prefeitura, com as emendas conquistadas, a administração municipal deverá anunciar, nos próximos meses, o detalhamento da aplicação dos recursos e o cronograma das ações previstas.
Articulação e projetos
Já o prefeito de Rio Claro, Babton Biondi, focou na articulação de emendas parlamentares destinadas especialmente para o fortalecimento da área da Saúde. Durante a agenda na capital federal, o prefeito se reuniu com os deputados federais Max Lemos, Lindbergh Farias, Dr. Luizinho, Pedro Paulo, Bebeto e Júlio Lopes.
Segundo Babton Biondi, as conversas junto à bancada federal do Estado do Rio são fundamentais para ampliar a capacidade de investimento da administração municipal. As emendas parlamentares, lembrou o prefeito, representam um importante reforço na receita do município, permitindo a execução de obras, a aquisição de equipamentos e a ampliação de serviços públicos, especialmente em áreas essenciais como a Saúde.
-Sem essa articulação direta, os municípios acabam enfrentando mais dificuldades para acessar investimentos. Por isso, estamos dialogando com os parlamentares e apresentando projetos prioritários, principalmente para a área da Saúde – afirmou.
Pezão prioriza Educação
O prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, já é um velho conhecido em Brasília e sabe bem como bater de porta em porta para tirar do papel os projetos do seu município. Uma das reuniões de Pezão foi com o chefe de assuntos parlamentares e Federativos do Ministério da Educação, Leonardo Brito. Discutiram sobre a implantação de novas creches no município, assim como escolas.
“Seguimos batendo de porta em porta. Educação é prioridade, e eu não paro enquanto Piraí não avançar”, disse Luiz Fernando Pezão, ao lado de Leonardo Brito.
Compromisso com a democracia
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que 2026 será marcado por responsabilidade, espírito público e compromisso com a democracia. A declaração foi feita na abertura do ano legislativo do Congresso Nacional nesta segunda-feira (2).
Ainda esta semana, Hugo Motta (Republicanos-PB) defendeu o endurecimento das leis para o enfrentamento do feminicídio e da violência contra as mulheres. A declaração foi feita durante cerimônia no Palácio do Planalto, que reuniu autoridades dos três Poderes para a assinatura de um pacto nacional voltado à redução desses crimes.
A iniciativa prevê atuação coordenada e permanente entre os três Poderes com o objetivo de prevenir a violência contra meninas e mulheres no Brasil. Será lançada ainda uma campanha orientada pelo conceito Todos Juntos por Todas, convocando toda a sociedade a assumir papel ativo no enfrentamento à violência. Hugo Motta afirmou que o combate ao feminicídio exige respostas mais firmes do Estado. Segundo ele, a agenda passa “pelo endurecimento das nossas leis” e pela atuação conjunta da União, estados e municípios, com participação das forças de segurança.
O presidente da Câmara destacou dados recentes sobre a violência no país e lembrou que o Brasil encerrou 2025 com uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. “É inconcebível que nós permitamos que esses números continuem acontecendo”, afirmou.