O Parque Nacional do Itatiaia anunciou, nesta sexta-feira (28), que aplicou multa de R$ 986,70 a cada um dos três visitantes que se perderam durante o acesso ao Pico das Agulhas Negras, em 7 de julho de 2025. A penalidade foi imposta por descumprimento das normas de visitação da unidade. Na ocasião, um dos turistas se feriu e impediu o retorno do grupo, fazendo com que todos passassem a madrugada presos na montanha até a chegada das equipes de resgate.
ㅤ
Conforme informado pelas equipes do Parque, a apuração do caso constatou que o grupo de turistas desconsiderou as orientações oferecidas no Posto Marcão (Portaria da Parte Alta do Parque). Na ocasião, eles teriam sido informados sobre a necessidade de agendamento prévio para acessar o Pico das Agulhas Negras, além da recomendação do uso de equipamentos adequados e de se ter experiência técnica para fazer a trilha. Apesar dos avisos, segundo a equipe do Parque, os visitantes insistiram em seguir pela via de acesso – que estava interditada.
ㅤ
Durante a subida, um dos turistas sofreu uma lesão no joelho, o que dificultou o retorno de todo o grupo. Os visitantes tiveram que improvisar um abrigo no local e passaram a noite na montanha, enfrentando temperaturas de até -9,2°C. O resgate foi feito após a equipe da Parquetur, concessionária responsável pelo apoio à gestão do Parque, perceber a ausência dos visitantes e acionar o Corpo de Bombeiros. A operação de resgate teve início por volta das 3h30 e foi concluída com sucesso às 11h30, com apoio de helicóptero.
ㅤ
A equipe do Parque Nacional do Itatiaia reforça que todos os visitantes devem respeitar as normas e orientações de segurança oferecidas pelos funcionários, enfatizando que, ao se colocar em risco, o turista também coloca em risco quem será responsável por resgatá-lo. Entre algumas das recomendações mais importantes, estão: que sempre sejam utilizados os equipamentos obrigatórios para cada atrativo e que sejam contratados condutores credenciados pelo Parque para explorar a Parte Alta.