Construção tem a finalidade de melhorar mobilidade urbana
O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, participou na manhã desta quinta-feira (18), da entrega oficial de mais uma etapa das obras de transposição ferroviária no município. Trata-se da implantação de 830 metros de novo ramal ferroviário, integrando ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A intervenção é fruto de uma parceria entre a administração municipal, a VLI – Companhia de Soluções Logísticas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Ministério dos Transportes, representando um importante avanço na última etapa das obras do Pátio de Manobras.
Representando o Governo Federal, esteve presente na entrega da empresa VLI – que aconteceu à margem do novo ramal ferroviário, no bairro Barbará – o diretor de Outorgas Ferroviárias do Ministério dos Transportes, Hélio Roberto Silva de Souza. Ele destacou a participação do prefeito para que as obras do Pátio de Manobras, iniciadas há 18 anos, pudessem avançar.
Furlani ressaltou a importância da união entre os entes públicos e a iniciativa privada para a concretização de mais uma etapa das obras. “Estamos falando de uma intervenção que impacta diretamente o dia a dia da população, trazendo mais segurança, organização do trânsito e abrindo caminho para o crescimento urbano planejado de Barra Mansa. Essa entrega é resultado de diálogo, planejamento e parceria. Nossa cidade está bonita, o Natal está acontecendo, graças às obras de readequação ferroviária”, destacou o prefeito.
Representando a VLI, a gerente de Operações, Bárbara Schaefer, ressaltou que “a entrega das obras de transposição ferroviária reafirma consistentemente o compromisso da VLI em contribuir para que a região tenha sua infraestrutura readequada e, com isso, atender aos melhores interesses da comunidade local em termos de mobilidade urbana”.
O evento contou com a presença de outros representantes da empresa, entre eles o gerente institucional José Osvaldo Cruz e a supervisora de Relacionamento Institucional e Governamental, Léia Oliveira.
Pelo DNIT, participaram o diretor Elói Ângelo Palma Filho; o superintendente Robson Loures; e o coordenador-geral de obras ferroviárias, Jean Trevizolo. O Governo do Estado do Rio de Janeiro foi representado pelo subsecretário Rodrigo Drable.
Também participaram o secretário municipal de Planejamento Urbano, Eros dos Santos; de Ordem Pública, Daniel Abreu; entre outros representantes do governo municipal.