Neto destaca projetos e ações para Saúde em 2026

Título do Post Incrível
"Todos [os investimentos], de forma integrada, vão melhorar ainda mais a vida da nossa população", afirma Neto sobre 300 obras em andamento na cidade. Foto: Adriana Cópio/PMVR

Por Ana Luiza Rossi

Prefeito de Volta Redonda quer entregar obras do HSJB até junho

O prefeito Antônio Francisco Neto, revelou ao Correio Sul Fluminense sobre os projetos e ações planejadas para o ano de 2026 em Volta Redonda ao lado do vice-prefeito e diretor do Hospital São João Batista (HSJB), Sebastião Faria. Neto, que está pela sexta vez como líder do Executivo da cidade, ganhou as Eleições de 2024 com folga: foram 109.688 votos, cerca de 72,84% dos votos válidos. Ele enfrentou a corrida eleitoral pelo PP, enquanto Faria fechou a dobradinha representando o PL.

Em destaque, Neto afirmou são cerca de 300 obras em andamento na cidade que contam com recursos próprios ou por meio de parcerias, como com a do Governo do Estado. O prefeito, que segue para o seu segundo ano de mandato, prevê a entrega dos investimentos em diversas áreas, principalmente na saúde. Mas afirma: todas são importantes e, de forma integrada, vão melhorar ainda mais a qualidade de vida dos voltarredondenses.

Saúde

Uma das grandes apostas é a conclusão da reforma e ampliação do Hospital São João Batista (HSBJ), no bairro São Geraldo. “Praticamente todos os equipamentos já foram adquiridos e entregues. Inclusive, um novo laboratório, cinco vezes maior que o espaço antigo, já está em funcionamento. Queremos entregar esse legado para a população até o meio do ano”, declarou e ainda pontuou outros projetos, como o Hospital dos Olhos na Ilha São João, O Hospital Veterinário no Rústico, o Centro de Imagens reformado no Estádio da Cidadania e o SPA Conforto.

Aliás, ainda dentro da pauta de saúde, o prefeito destacou que todas as unidades básicas contam com médicos e, ainda, paga um dos maiores salários da região. Vale lembrar que, no fim do ano passado, o governo municipal alegou crise financeira devido a queda na arrecadação municipal e decidiu por reduzir o salário dos médicos para compensar o caixa mas, poucos dias depois, foi revogada.

– Com o apoio da Câmara Municipal, conseguimos manter esse patamar e segurar os profissionais em nossa cidade. E estamos trabalhando todos os dias para ampliar a quantidade de médicos em algumas especialidades mais carentes de profissional – pontuou.

Segurança

Na segurança pública, o prefeito destacou o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar. O BAC terá atuação regional nas 20 cidades cobertas pelo 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), incluindo o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty.

Mobilidade urbana

Outro ponto, é com relação aos avanços da mobilidade urbana. Segundo Neto, uma das obras importantes é a entrega da alça do Viaduto Heitor Lente Franco, para desafogar o trânsito no Aterrado.

Outro investimento é a a nova ponte sobre o Paraíba do Sul. “Já está na fase de construção dos apoios na água e também vai integrar esse conjunto de obras que fazem parte de todo o plano de mobilidade”, afirmou. Ele também lembrou sobre a entrega do viaduto no bairro Voldac e a implantação de lâmpadas de LED na cidade.

– A usina fotovoltaica no bairro Nova Primavera também está pronta e vai atender ao Saae-VR, promovendo energia limpa e economia aos cofres públicos. A nova sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência e da Escola Especializada Dr. Hilton Rocha, que vão melhorar ainda mais o atendimento a esse público – afirmou o prefeito, que ainda acrescentou outras obras.

– Temos previstos ainda a Praça Pandiá Calógeras, em frente à ETPC, que foi totalmente reformada e revitalizada; a rotatória na entrada do bairro Santo Agostinho; a entrega do conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida no bairro Belmonte; o Museu da Ciência, no Laranjal. A ciclovia no Conforto já está praticamente concluída. Os avanços são diários – pontuou.

Eleições 2026

Os apoios estaduais e federais também são importantes, especialmente neste segundo ano de gestão das prefeituras. Com as Eleições de 2026, é de praxe que prefeitos apoiem nomes que sejam da região ou do partido.

A opinião de Neto para os apoios, seja para Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) ou para Câmara de Federal, é considerada de peso. Isso porque Volta Redonda é a maior cidade da região Sul Fluminense em número de habitantes, além de sua importância histórica por abrigar a maior usina siderúrgica da América Latina, a Usina Presidente Vargas (UPV), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

O prefeito não enrolou e foi direto ao ponto: vai apoiar o deputado estadual Munir Neto, do PSD, e o deputado federal Doutor Luizinho, do PP, que vão para corrida eleitoral em busca da reeleição. “Temos grandes nomes que estão ajudando Volta Redonda. Tenho certeza que nossa cidade saberá agradecer a todos, estamos trabalhando para que todos tenham reconhecimento devido”, concluiu.