O deputado estadual Munir Neto (PSD) visitou na manhã desta quinta-feira (16) a Associação Coletivo Azul (ACA), que atende pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA). A visita foi acompanhada pelo assessor especial do deputado, Rodolfo Levenhagen, que coordenou o encontro. A instituição atende atualmente 50 pessoas com autismo – entre crianças jovens e adultos – e seus familiares, funcionando como uma rede de apoio no municípío.
Munir conheceu as instalações e as condições de funcionamento da associação, que foi fundada em 2018 pelo casal Kátia Rufino e Cláudio Márcio, pais de gêmeos com Transtorno do Espectro Autista, hoje com 17 anos. Segundo eles relataram ao deputado, a criação da entidade surgiu da própria necessidade de ter informações e buscar atendimento para os filhos.
Ela explicou ainda que a ACA Pinheiral foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública Municipal em 2019, e por isso recebe apoio financeiro da prefeitura, mas não o suficiente para manter o funcionamento pleno da associação.
Audiência pública
Munir garantiu que irá apoiar a ACA Pinheiral, e afirmou que irá enviar um emenda impositiva para a associação, garantindo parte dos recursos para o funcionamento. O deputado também colocou a equipe do gabinete à disposição para ajudar a montar um projeto para captação de recursos e contratação de profissionais.
O deputado, que é presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e membro titular da Comissão da Pessoa com Deficiência e da de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, afirmou ainda que irá realizar em breve uma audiência pública em Pinheiral, para discutir o atendimento no município.