Com 71 anos completados no último mês de julho, Volta Redonda vai ganhar um monumento em homenagem aos emancipadores do município. A ser instalado na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, em frente ao Palácio 17 de Julho, a construção é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e integra um conjunto de ações voltadas à valorização do patrimônio histórico, cultural e turístico de Volta Redonda.
“O objetivo é homenagear os emancipadores de Volta Redonda, cidadãos que participaram ativamente do movimento pela emancipação política do município; valorizar a memória coletiva e fortalecer o sentimento de pertencimento da população; além de inserir Volta Redonda em um roteiro de turismo cívico e histórico, ampliando o potencial turístico da cidade”, explicou o secretário da SMDET, Sérgio Sodré.
De acordo com o projeto, o Monumento dos Emancipadores será construído em frente à sede da prefeitura, espaço central e simbólico para a história da cidade. A estrutura será feita em concreto armado, medindo aproximadamente 2,96 metros de largura por 2,40 metros de altura, revestida em azulejos de 20cm por 20cm, com pintura manual, compondo uma obra artística modernista.
O monumento terá, ainda, uma placa informativa com os nomes dos emancipadores, em letras sobressalentes; iluminação embutida em fita LED; texto de identificação na parte posterior da estrutura; além de base de concreto, dimensionada para o melhor aproveitamento do canteiro e estabilidade da estrutura, e que incluirá um mapa geográfico em destaque, com localização de Volta Redonda no território fluminense.
“A arte modernista em azulejos vai retratar o momento simbólico da emancipação de Volta Redonda. No monumento haverá a imagem central de um homem erguendo a chave, representando a conquista da autonomia do município. As figuras ao redor, com as mãos em gesto de aplauso, simbolizam o povo celebrando a liberdade e o futuro da cidade”, detalhou Sodré, explicando o conceito artístico do monumento.
Turismo e valorização urbana
Além do simbolismo em homenagem aos emancipadores, o monumento faz parte de uma ação integrada do governo municipal voltada à revitalização de pontos turísticos e históricos da cidade. A estrutura integra o eixo de fomento ao turismo cultural e de memória, promovido pela SMDET, que visa contar a história de Volta Redonda por meio de espaços públicos qualificados e atrativos à visitação.
“O projeto busca tornar a praça um ponto de parada histórica para moradores, estudantes e visitantes, reforçando a conexão entre passado e futuro, além de integrar-se com o mobiliário urbano existente, respeitando a ambiência original da praça”, acrescentou o secretário.
Para o prefeito Antonio Francisco Neto, a homenagem aos emancipadores é justa e a obra vai valorizar ainda mais o patrimônio histórico e cultural da cidade. “Homenagear aqueles que ajudaram a construir nossa cidade é importante. Precisamos valorizar e mostrar aos mais jovens, aos cidadãos e visitantes a história de Volta Redonda”, destacou o prefeito.