‘Lixúria’: exposição sobre descarte e sustentabilidade chega a Resende

Título do Post Incrível
Exposição permanece em Resende até o dia 15. Foto: Divulgação

Busão das Artes leva exposição imersiva e educativa sobre lixo e descartes a Resende

Por Lanna Silveira

O Busão das Artes chega a Resende no próximo sábado (13), com a exposição “Lixúria”, uma experiência sensorial que transforma um caminhão-baú de 15 metros em um museu itinerante dedicado a provocar reflexões sobre consumo, descarte e sustentabilidade. Com entrada gratuita, a atração ficará na cidade até o dia 15 de dezembro, no Parque das Águas. As visitações poderão ser feitas das 10h às 17h.

Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição propõe uma mudança de olhar sobre os resíduos. Considerando que vivemos em um sistema econômico que gera toneladas de lixo diariamente, a mostra convida o público a reconhecer o valor do que é descartado, repensar os excessos de consumo e imaginar novas possibilidades de uso, memória e beleza a partir do que chamamos de lixo.

Instalada em um caminhão-baú inteiramente espelhado, que reflete a cidade ao redor e confronta o público com sua própria imagem, “Lixúria” torna o lixo visível e instigante. Ao redor do caminhão, latas de lixo foram transformadas em instalações educativas e interativas. Dentro dele, experiências sensoriais e tecnológicas aproximam o visitante da materialidade dos resíduos.

O público pode se pesar em uma balança interativa que calcula quanto lixo uma pessoa gera ao longo da vida; interagir com uma instalação em realidade aumentada que mostra o tempo de decomposição e o potencial de reaproveitamento de diferentes materiais; explorar um mapa de lixões e aterros e seus impactos nas cidades visitadas; e assistir ao clássico curta “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado.

O interior do caminhão é ocupado por obras inéditas de artistas renomados, além de latas com instalações, esculturas e experiências que ressignificam todos os tipos de materiais descartados recolhidos na natureza. “Lixúria” propõe imaginar um mundo com menos desperdício e mais criatividade, valorizando práticas sustentáveis e coletivas, e estimulando a reflexão sobre consumo, descarte e as desigualdades que o lixo escancara.

A exposição conta com obras de artistas importantes da cena contemporânea. A lista completa de participantes, com detalhes sobre as obras, está disponível no site: www.busaodasartes.com.br.

A experiência também inclui atividades educativas: durante a visita, educadores conduzirão oficinas lúdicas e reflexivas com materiais reaproveitados. Os estudantes ainda receberão um caderno de atividades para continuar explorando os temas da exposição na escola ou em casa.