O hipismo do Rio de Janeiro conheceu em 2025 um grande talento, a atleta Duda Lima Garcia, junto com seu cavalo Cullinan. A jovem atleta de apenas 12 anos é natural de Volta Redonda, e treina na Escola de Hipismo Daniel Nascimento, em Ipiabas, distrito de Barra do Piraí. Ao longo de 2025 a jovem disputou competições importantes, como o Ranking da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), competição estadual de hipismo do Rio de Janeiro, além do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de Hipismo.
O Ranking da FEERJ é composto de 10 etapas disputadas ao longo do ano, e ao final das 10 etapas, o atleta com a melhor classificação no ranking é o campeão. A competição foi o grande destaque da Duda Lima ao longo do ano, que manteve boas colocações no ranking em várias etapas, terminando a competição na 2ª colocação na categoria de salto iniciante de 80 cm, conquistando a medalha de prata.
A carreira de Duda no hipismo começa no final de 2023, com a jovem treinando para participar de sua primeira competição em 2024, onde ela competiu em algumas etapas do Ranking da FEERJ na categoria de salto 60 cm.
A jovem falou sobre sua temporada de 2025, assim como as expectativas e metas para 2026: “O ano de 2025 foi bom, mas ainda preciso melhorar algumas coisas. Para o ano que vem a minha expectativa é subir de categoria e competir no cronômetro, e não mais pelo tempo ideal. Também pretendo participar de competições mais importantes”, disse Duda, que completou falando sobre a importância do suporte da família e do treinador: “O apoio que eles me dão independente do resultado faz toda a diferença”, concluiu.
O treinador da atleta, Daniel Nascimento também avaliou a temporada de 2025 de Duda: “Esse foi um ano de grande evolução para Duda. Com a chegada do Cullinan, Duda rapidamente formou conjunto com ele, e os dois foram impecáveis ao longo do ano. Suas competições foram sempre muito regulares. Não só em relação a pódio, mas as apresentações em si, sempre muito técnicas, acertando os desafios do novo julgamento técnico, imposto pela federação carioca”, analisou o treinador.
Para Daniel Nascimento, Duda não apenas é uma jovem talentosa, mas também muito dedicada: “Duda une algumas características muito importantes que tornam todo o processo mais fácil. Além do talento, que sempre notamos, Duda sempre demonstrou dedicação, humildade, e garra para lidar com desafios”, disse Daniel, que ainda completou com a expectativa para 2026: “A expectativa para o próximo ano é bem alta . Estamos treinando para subir de categoria. O conjunto está muito bem. Queremos partir para competições ao cronômetro, onde o conjunto já demonstra muita aptidão. Estamos confiantes que este outro modelo de competições, onde o conjunto mais rápido, sem faltas, vence, será o ponto forte de Duda e Cullinan. Já iniciamos os treinamentos voltados a este modelo de provas. Com exercícios para tornar o conjunto cada vez mais rápido”, concluiu.