Barra do Piraí apresentou elevados índices de ocupação hoteleira durante os feriados prolongados, com destaque para o distrito turístico de Ipiabas. De acordo com levantamento divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), responsável pelo acompanhamento oficial da taxa de ocupação dos meios de hospedagem no estado, a taxa de ocupação registrada no feriado de Ano Novo foi de 82,7%, tendo como base hotéis, pousadas e hotéis-fazenda.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Tadeu Oliveira, Ipiabas não integrava a sondagem da ABIH até 2025, ressaltando que a presença do município no levantamento evidencia sua consolidação como um dos principais polos turísticos da região, mantendo índices sempre acima de 80% e alcançando picos de até 95% em feriados específicos. Para Tadeu, os números refletem o fortalecimento do turismo, atrelado ao trabalho da prefeitura, do Governo do Estado, das instituições parceiras, do trade turístico e da iniciativa privada.
— [Esse crescimento é impulsionado] por investimentos, eventos das mais variadas vertentes turísticas, valorização das potencialidades do distrito e pelo trabalho integrado entre o poder público municipal, o Governo do Estado, nossas instituições parceiras, o trade turístico e a iniciativa privada, consolidando Ipiabas como referência turística regional.
O coordenador regional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro, Alexandre Moraes, ressaltou que Ipiabas tem potencial para continuar se desenvolvendo e fortalecendo seu turismo e sua economia.
— A atuação conjunta da gestão municipal tem sido fundamental para os bons resultados do distrito como destino turístico em crescimento. Pela ABIH, afirmamos que o segmento da hotelaria está em boas mãos. O setor do turismo em Barra do Piraí tende apenas a crescer e, com esse crescimento, a economia local é fortalecida, garantindo a manutenção e, principalmente, a geração de empregos, o que é fundamental para o desenvolvimento do município — declarou.
A prefeita Kátia Miki expressou sua felicidade com o desenvolvimento de Ipiabas, prometendo mais avanços para 2026.
— Recentemente realizamos uma reunião com o trade turístico, cultural e comercial da região para apresentar o calendário de eventos do município em 2026. Temos certeza de que os índices de ocupação hoteleira serão ainda maiores neste ano, desenvolvendo o turismo, a economia e o trabalho — finalizou a prefeita.