Municípios monitorados e Semop discute segurança com São Gonçalo
Por Redação
Forças de segurança do Médio Paraíba e da Costa Verde acenderam o alerta vermelho após a megaoperação realizada na terça-feira, dia 28, no Rio. A intenção é prevenir a entrada de fugitivos de facções criminosas para municípios da região. Angra dos Reis, no mesmo dia da operação da capital, entrou em ação e monitorou as entradas para o município, através da Secretaria de Segurança Pública.
Na cidade, a operação foi batizada de “Cerco Integrado”. O secretário de Ordem Pública, Douglas Barbosa, explicou que a ação foi conduzida através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM): “É um trabalho de cooperação e integração. Todas as forças de segurança estão participando, seja com efetivo ou com informações de inteligência. Também estamos usando o nosso monitoramento com pontos de OCR (Reconhecimento ótico de caracteres) onde placas de veículos serão reconhecidas ao se aproximarem das entradas da cidade”, explicou o secretário.
Ainda segundo Douglas Barbosa, a operação foi mantida até o fim das operações no Rio, com a presença de efetivo constante. O secretário garante que todas as entradas do município, conhecido por altos indíces de violência e abrigar bandidos que migram do Rio, estão sendo protegidas.
No Sul Fluminense, as medidas de prevenção ficaram à cargo porincipalmente do 5° CPA (Comando de Policiamento de Área). Todo o efetivo foi colocado nas ruas das cidades do interior para dar sensação de segurança à população. Não foi registrado, até o fechamento do jornal, por volta das 22 horas, nenhum caso que tenha ligação com o Rio.
Policial morto trabalhou na Guarda
Um dos policiais que morreu durante a operação no Rio – o 3º Sargento Cleiton Serafim Gonçalves – integrou a Guarda Municipal de Volta Redonda. O velório do policial foi realizado na Capela Bom Jesus, e o enterro foi no cemitério municipal de Mendes. Em nota, a Prefeitura de Volta Redonda lamentou, anteontem, a morte de Cleiton.
-Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com familiares, amigos e colegas de corporação, expressando votos de força e conforto. Que a paz seja restabelecida o quanto antes e que a memória do sargento Cleiton permaneça como exemplo de honradez e serviço à sociedade – diz a nota da prefeitura.
Cleiton integrou a Guarda Municipal de Volta Redonda após aprovação em concurso público. Foi admitido em 23 de junho de 2008. Após um ano de atuação, saiu da corporação em 17 de junho de 2009, justamente após ser aprovado em concurso para a PM. Depois, foi para o Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Troca de experiências
Em meio ao período turbulento que passa o Estado, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda recebeu, nesta quarta-feira (29), a visita de representantes da Prefeitura de São Gonçalo, município da região Metropolitana do estado. O encontro teve como objetivo trocar experiências e conhecer as soluções tecnológicas que fazem de Volta Redonda uma referência em segurança pública.
A programação contou com visita ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) para conhecer e entender como a integração entre as forças de segurança acontece em Volta Redonda. A comitiva formada pelo diretor da Central de Segurança de São Gonçalo, Wallace Costa; pelo chefe do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Transportes, Jamerson Araújo; e pelo analista de engenharia de tráfego, Rogério Laktim, foi recebida pelo secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.
O grupo pôde conhecer todo o parque tecnológico à disposição da Semop de Volta Redonda, que conta com câmeras de leitura de placas veiculares, sistema de reconhecimento facial e integração em tempo real entre as forças de segurança do município.
O secretário Coronel Henrique ressaltou a importância da cooperação entre os municípios e o impacto positivo da troca de boas práticas na segurança pública que fortalecem todo o estado do Rio de Janeiro.
“A segurança pública é um tema que vai além do combate ao crime, mas envolve a prevenção, a sensação de segurança por parte da população e é sinônimo de qualidade de vida da população. Agradecemos e valorizamos visitas como essas, que fortalecem os nossos laços e favorecem a propagação de boas práticas em todo o estado. Ficamos muito satisfeitos em receber os representantes de São Gonçalo e compartilhar o que têm dado certo em Volta Redonda”, afirmou o secretário.