Por Redação
Com dificuldades e descartados à sorte: dezenas de gatos em situação de abandono na Ilha Furtada, apelidada ‘Ilha dos Gatos’ em Mangaratiba, na Costa Verde Fluminense, pode ter novo desfecho.
O presidente da Comissão de Defesa dos Animais, Marcelo Dino (União-RJ), que fiscalizou a área no último sábado (dia 6), fez um ofício solicitando uma embarcação para a Polícia Militar com objetivo de resgatar os felinos. O documento foi assinado com o deputado estadual Carlos Minc (PSB), presidente da Comissão Cumpra-se, fruto da parceria de ambos já consolidada com uma audiência pública, ocorrida neste mês na Alerj. A ação ocorreu com apoio da Prefeitura de Mangaratiba.
Custos do projeto
O documento foi dirigido à Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, onde solicita aprovação valor do custo do bote para a PM utilizar nesta e futuras ações, inclusive para o combate ao crime organizado.
Nesta quinta-feira (11), Dino retomou a denunciar as condições encontradas na visita à Ilha em suas redes sociais.
“É um problema ambiental e de saúde pública também: a alta concentração de fezes dos gatos, somadas à baixa circulação de água, aumenta o risco de toxoplasmose para a população e comprometer o ecossistema local”, explica Marcelo Dino, que já mostrou preocupação com moradores e turistas que consomem frutos do mar daquelas águas.