Hospital São João Batista, em Volta Redonda, fecha mês de outubro com novo recorde em número de cirurgias

Título do Post Incrível
Crescimento foi de mais de 15% nos primeiros dez meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado; oftalmologia, traumato-ortopedia e gineco-obstetrícia foram destaques - Divulgação/PMVR.

O Hospital São João Batista (HSJB), da rede municipal de saúde de Volta Redonda, fecha o mês de outubro com novo recorde no número de cirurgias. Nos primeiros dez meses de 2025, a unidade registrou 5.648 procedimentos contra 4.885 no mesmo período do ano passado, um crescimento de mais de 15,6%. Se compararmos só o mês de outubro, o aumento no número de cirurgias ultrapassou os 13%.

Os números são referentes a 11 especialidades médicas e as que merecem destaque são: oftalmologia, com aumento de mais de 305,4%, passando de 129 para 523 procedimentos realizados nos primeiros dez meses do ano; traumato-ortopedia, que cresceu mais de 12,4% (1.340 para 1.507); e gineco-obstetrícia com 10,64% a mais (1.080 para 1.195). Também tiveram crescimento as cirurgias gerais, urológicas, neurocirurgia, bucomaxilofacial e pediátricas.

Recordes também no mês de outubro

Em outubro, o Hospital São João Batista realizou 613 cirurgias em nove especialidades, número que dá continuidade aos sucessivos recordes registrados em 2025 – no mesmo mês de 2024, foram 542 procedimentos do tipo realizados. Neste período, a unidade registrou crescimento em traumato-ortopedia, cirurgia-geral, gineco-obstetrícia, bucomaxilofacial e oftalmologia. O hospital ainda fez cirurgias de urologia, vasculares, toráxicas e neurocirurgias.

O diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, afirma que o número crescente de cirurgias mostra o comprometimento da equipe do hospital com a saúde da população. “A unidade faz cirurgias de emergência e eletivas durante a semana e ainda faz mutirões de algumas especialidades nos finais de semana”, comentou Faria, ressaltando os investimentos feitos pela administração pública desde 2021. “O hospital passou por reformas, ganhou novos equipamentos e promoveu capacitação e valorização das equipes”, reforçou.

“Todas essas ações resultaram em melhor atendimento à população, incluindo o aumento do número de cirurgias”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto, lembrando que, em breve, o HSJB vai ganhar um prédio anexo, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento e a oferta de cirurgias. “A transformação da unidade, que estava em condições ruins em 2021, quando reassumi a prefeitura, foi possível também graças à parceria com o Governo do Estado e o deputado federal Doutor Luizinho”, agradeceu Neto.