Rio Claro fica alagado e ventos atingem 60 km/h em Resende
O governador Cláudio Castro acionou o Comitê de Chuvas em decorrência dos temporais que atingiram o estado nesta quarta-feira (14). As secretarias do Governo do Estado, como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, estão em constante monitoramento para atuar em caso de emergência.
Em Rio Claro, o prefeito Babton Biondi determinou que o trabalho fosse reforçado com equipes adicionais e caminhão-pipa, garantindo o atendimento aos moradores das áreas afetadas. No final da tarde desta quarta-feira, dia 14, o rio que leva o nome da cidade transbordou, atingindo algumas ruas do Centro e do bairro Morro do Estado.
Equipes da Defesa Civil foram para as ruas logo no início da ocorrência. Até o fechamento desta edição, por volta das 20 horas, não havia registro de desabrigados ou desalojados. A chuva teve duração aproximada de 45 minutos, com registro de 30 milímetros no período.
De acordo com informações preliminares, pelo menos duas residências foram atingidas pela água. Também foi registrada a queda de uma árvore na RJ-149, cerca de um quilômetro após o Hospital de Rio Claro, situação que foi prontamente comunicada aos órgãos responsáveis.
A Prefeitura segue monitorando a situação e orienta a população a acionar o telefone (24) 99947-2272 provisoriamente, pois o telefone da Defesa Civil (199) foi danificado devido às chuvas.
Ventos 60 km/h
Em Resende, o volume de chuva registrado foi de 40,4 milímetros, em aproximadamente 20 minutos. Os ventos chegaram a 60 km/h. Uma árvore caiu em cima de um carro em Visconde de Mauá, na RJ-163. A Defesa Civil informou que o motorista do veículo foi levado para o hospital por precaução, mas não teve ferimentos.
Áreas de instabilidade
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o mau tempo decorre das áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta disponibilidade de umidade. Há previsão de pancadas e tempestades isoladas, típicas de verão, no início da noite. As precipitações podem ser mais intensas na região da Costa Verde.
— Estamos trabalhando para manter a segurança da população diante dos temporais que atingiram o Estado. A recomendação é de que a população evite deslocamentos desnecessários, siga as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, contate a defesa civil municipal — ressaltou o governador Cláudio Castro.