*Por Sônia Paes
“O Sul Fluminense pode ser considerado o interior de São Paulo do Estado do Rio”. A declaração é do prefeito do Rio, Eduardo Paes, pré-candidato ao governo do Estado do Rio, que foi dada em Volta Redonda, minutos antes de ele participar de um evento voltado para a indústria da construção civil: o “Construa Sul Fluminense”. Eduardo Paes integrou o painel “Desafios Urbanos: Mobilidade, Moradia e o Futuro das Cidades”, ao lado de Péricles Aguiar, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sul Fluminense. O fórum reuniu nomes de peso do meio empresarial e político do Estado do Rio e teve uma extensa programação distribuída em dois dias: terça-feira (25) e quarta (26).
Com seu jeito descontraído, o prefeito destacou o potencial do Sul Fluminense ao descer a escadaria do Vivace Eventos, onde foi realizado o encontro. No andar de cima do salão, antes da palestra, Eduardo Paes conversou com o vice-prefeito Sebastião Faria, o presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, Henrique Nora Junior, a presidente do Sinduscon-SF, Elissandra Candido, o presidente da ADR Sul Fluminense, Péricles Aguiar, e a coordenadora regional do Sebrae, Paola Tenchini.
Durante o painel, Paes foi mais longe. Disse que cidades como Volta Redonda, Petrópolis e Niterói não devem ser tratadas como interior, mas como polos de desenvolvimento e que o Sul Fluminense possui muitas oportunidades principalmente pela proximidade com São Paulo e com a força das indústrias da região.
Sob o ponto de vista do PIB estadual, o prefeito afirma que a região Sul Fluminense também se destaca. Isso porque a obra na Serra das Araras vai gerar uma enorme pressão imobiliária na região de Piraí e Resende. “Isso pode se tornar um problema ou oportunidade, e que tudo vai depender do planejamento feito agora para absorver essa demanda Habitacional”, enfatizou.
Eleições 2026
Ao ser indagado sobre sua definição pessoal sobre pré-candidatura ao governo estadual, saiu pela tangente: “Não falei que sou candidato. O partido e o povo é que querem”, disse, com um sorriso de quem está confiante na disputa. Aliás, Eduardo Paes esteve ao menos três vezes na região – duas em Volta Redonda e uma em Barra Mansa – para costurar apoio para sua eventual candidatura. Paes ressalta não somente o potencial econômico da região, mas o político, campo no qual ele pisa com cuidado. Não cita as lideranças com poder de influência.
Ele é amigo pessoal do prefeito Antonio Francisco Neto, considerado um “monstro” na política, inclusive frequenta há tempos os tradicionais almoços, sempre tendo como prato principal a comida árabe. Neto foi reeleito para o sexto mandato, logo no primeiro turno, com 72% dos votos. Mas o prefeito da “Cidade do Aço” declarou publicamente que irá apoiar o nome que for indicado pelo governador Cláudio Castro. O prefeito do Rio, em uma das andanças, também esteve com o ex-governador Luiz Fernando Pezão, atual prefeito de Piraí, sua cidade natal.
Da siderurgia à construção civil
O município de Volta Redonda-RJ foi escolhido pelo Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário o Sul Fluminense (Sinduscon-SF) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para discutir projetos que alavanquem o desenvolvimento do sul do RJ, que abriga a Companhia Siderúrgica Nacional, uma multinacional que atua em toda a cadeia produtiva do aço, desde a mineração até a produção e comercialização de diversos tipos de produtos de aço. A empresa foi representada pela diretora de Recursos Humanos da CSN, Ana Paula Gonçalves, que participou do primeiro painel de terça ao lado de Elissandra Candido, do Sinduscon-SF, e de Ana Cláudia Gomes, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Falaram sobre a redifinição que ocorre no setor.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, que destacou a potencialidade do encontro. “Eventos como este movimentam conhecimento, aproximam setores e criam condições reais para avançarmos em competitividade e desenvolvimento”, resumiu Neto.
*Com a colaboração de Isadora Ventura (estagiária).