Dia das Crianças aquece comércio de Volta Redonda

Título do Post Incrível
Lojas aderiram o horário estendido. Em dias de semana, até 20h30, e sábado, até 18h30. Foto: Divulgação

Por Isadora Ventura

O Dia das Crianças, tradicionalmente comemorado no dia 12 de outubro, neste domingo, já aquece o comércio da região desde o início do mês. Itens como brinquedos, roupas e acessórios infantis são alguns dos itens com maior desempenho de compra, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) que ainda estima um crescimento de 3% da data em relação ao ano passado. Outros setores como lazer e gastronomia também devem ser impactados positivamente com a data.

Segundo o vice-presidente da CDL-VR, José Luiz Vidigal Fagundes Costa, outros parentes além dos próprios pais das crianças também costumam presentear na data, o que contribui para alavancar ainda mais as vendas. Para isso, a orientação da entidade é que lojistas e outros segmentos invistam em vitrines, mídias digitais, promoções e pacotes promocionais para lembrar do consumidor sobre a data.

O Correio Sul Fluminense entrevistou lojas localizadas no bairro Aterrado, em Volta Redonda, que já seguem preparadas para as vendas. Entre os principais meios de divulgação, as lojas tem focado nas redes sociais, por meio de promoções, sorteios e brindes.

As vendas tem demonstrado a variedade na escolha dos presentes: as lojas Amor Aos Pés Kids e a Talismã Moda Infantil alegaram que os tênis são o produto mais procurado, o carrinho de Hot Wheels (Kitty Presentes) e o Stitch (Uai Brasil) também foram citados como os mais vendidos.

“Nós vendemos de tudo um pouco, mas o que mais tem saído são os tênis”, afirma Lara, vendedora da loja Talismã. Já Thaís, vendedora do Amor aos Pés, afirma que o item mais vendido tem sido tênis infantis que podem ser coloridos a canetinha. Em maioria das lojas, a expectativa de vendas acompanhou a previsão de crescimento em vendas divulgada pela CDL.

Vale lembrar que, em anos anteriores, a pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil apontou que mais de 70% dos brasileiros planejavam ir às compras e que o varejo movimentava bilhões, mostrando que a data também é crucial para o comércio. Só em 2024, a data movimentou mais de R$ 18 bilhões, de acordo com esses dados. A previsão de crescimento para este ano gira em torno de 4% na média nacional.

Horário estendido

Para atender os consumidores com mais comodidade, a CDL-VR comunicou que o horário do comércio de rua foi estendido. Durante a semana que antecede a data, entre os dias 06 e 10, o comércio pode funcionar até 20h30. Já no sábado, um dia antes do Dia das Crianças, o horário vai até 18h30.

Para adequar a data, é necessário que as lojas comuniquem o Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR) e o Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC), por meio do Termo de Adesão. Volta Redonda conta hoje, no geral, com mais de 12 mil estabelecimentos comerciais, tanto no setor de varejo quanto de serviço, gerando quase 50 mil empregos diretos.

*Estagiária sob supervisão de Ana Luiza Rossi

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.