Na cozinha das escolas municipais de Barra do Piraí, o som das panelas e o cheiro de comida boa anunciam mais do que o almoço: Anunciam cuidado. A alimentação escolar no município tem passado por melhorias que refletem o compromisso da rede em oferecer muito mais do que refeições, e sim garantir energia, saúde e condições reais de aprendizado para milhares de estudantes.
Em 2025, o cardápio ficou ainda mais completo. Agora, os alunos contam com suco e sobremesa todos os dias, do Jardim até o EJA, além da oferta diária de frutas frescas. “O cardápio segue toda a legislação do PNAE, priorizando alimentos in natura e minimizando produtos ultraprocessados”, explica a nutricionista Dominic Reynaldo, responsável técnica pela alimentação escolar no município. Segundo ela, Barra do Piraí vai além das metas federais: enquanto o governo determina o uso mínimo de 30% dos recursos do PNAE em produtos da agricultura familiar, a cidade trabalha com a meta de 100%, valorizando produtores locais, especialmente da região de Dorândia.
Além da alimentação balanceada, as escolas também realizam avaliações nutricionais para identificar casos de desnutrição ou obesidade e promovem atividades de educação alimentar. “Fazemos um trabalho de base. Alimentação é parte do processo de ensino, é o que dá estrutura para a criança aprender”, reforça Dominic.
Quem vive o dia a dia dessa rotina também sente a diferença. A merendeira Alessandra de Souza Mendes, há oito anos no serviço, trabalha com brilho nos olhos. “A merenda está boa, tem fartura. As crianças estão comendo bem, tem variedade, frutas, saladas… E o mais importante: a gente vê que elas precisam. Muitas vezes, é aqui que elas fazem a principal refeição do dia.”
Na escola Jeová Santos, a merendeira Marília Leandro Oliveira Alembro dos Santos, com 15 anos de experiência, também celebra as melhorias. “Excelente, muito boa! Tem frango, carne, peixe, sobremesa e bastante fruta. As crianças comem tudo, adoram as frutas”, conta sorrindo.
A prefeita Kátia Miki destacou a importância do investimento em alimentação saudável e valorizou o trabalho das equipes que preparam a comida com todo cuidado e amor.
“Garantir uma alimentação saudável e nutritiva para nossos alunos é investir no futuro deles. E muito desse sucesso da nossa alimentação escolar vem do amor e do comprometimento das merendeiras, que diariamente preparam cada refeição com cuidado e dedicação. Elas têm todo o meu respeito e admiração. Assim como elas, nós também vamos continuar fazendo o nosso melhor para que cada vez mais a alimentação escolar aqui em Barra do Piraí fique mais saborosa e nutritiva.”
A secretária de Educação, Cleide Mara, reforça a importância do investimento em uma alimentação escolar de qualidade. “Garantir refeições saudáveis e nutritivas é investir no futuro das nossas crianças. Cada prato servido é cuidado, aprendizado e oportunidade para crescer com saúde. Com mais sabor, qualidade e afeto, Barra do Piraí mostra que a alimentação escolar vai muito além do prato: é investimento em futuro, em aprendizado e em dignidade”, afirma a secretária.
Com toda alimentação escolhida com cuidado e preparada com muito amor, não tem criança que fique sem energia. É o que acontece com a turma do 3º Ano da tia Milena, do Colégio Isa Fernandes. Nesta terça-feira (21), Dia Nacional da Alimentação na Escola, a secretária de Educação passou por lá e foi surpreendida pelas respostas.
“Me disseram que adoram estrogonofe, macarrão e que até feijoada tem no cardápio. É muito bom ver nossos alunos se alimentando bem e desenvolvendo nos estudos”, comemora a secretária.