Com apoio do Estado e da Fiperj, iniciativa fortalece o campo
Em uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar, Barra do Piraí está disponibilizando maquinários para auxiliar na manutenção das terras e na produção dos aquicultores do município, ou seja, aqueles produtores rurais voltados para a criação de peixes, camarões ou algas de maneira controlada e profissional.
Na manhã desta segunda-feira (15), o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Groetaers, e a subsecretária de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura, Ana Paula Caldas, visitaram e acompanharam a chegada de um dos maquinários na propriedade do primeiro contemplado, José Santos da Silva, dono do Rancho do Cowboy, em Ipiabas.
“Você que é aquicultor, que trabalha com a criação de peixes, agora contamos em Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Interior, com maquinários que irão auxiliar diretamente na sua produção. Se você tem um projeto, como o senhor José, nosso primeiro contemplado, para a abertura de tanques de peixe, pode contar com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí”, disse Eduardo Groetaers, secretário de Agricultura de Barra do Piraí.
Eduardo completou, afirmando que, para os aquicultores interessados, “basta nos procurar, que iremos disponibilizar a máquina para atender vocês. E, se você já é criador, também podemos ajudar com a limpeza da propriedade e com a melhoria das estradas que dão acesso aos tanques onde os peixes são criados”.
Por sua vez, o dono da propriedade, carinhosamente conhecido como Cowboy, demonstrou toda a sua gratidão com a chegada desse fomento, ressaltando que já aguardava há mais de dois anos por esse projeto.
“Quero agradecer muito à Prefeitura de Barra do Piraí, ao Governo do Estado e à Fiperj por essa grande realização. Eu havia dado entrada nesse processo há mais de dois anos e, agora, felizmente, fui agraciado com esse apoio que, certamente, auxiliará muito o meu trabalho e a geração de renda da minha família. Estou muitíssimo agradecido”, declarou José.
A iniciativa consiste em trabalhos voltados para a manutenção e o tratamento do espaço onde será feita a criação, bem como a abertura dos tanques onde os animais ficarão. Todo esse processo conta com total apoio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).