O Correio Sul Fluminense – uma das publicações do Grupo Correio da Manhã – completa três anos neste domingo, dia 23, com a tradição de um jornal imparcial que leva notícias aos leitores de forma correta e transparente. A circulação nas bancas em 12 municípios da região comprova a austeridade do investimento feito pelo empresário e jornalista Cláudio Magnavita, Publisher e colunista do Jornal Correio da Manhã.
O Correio Sul Fluminense prova seu potencial por meio do site (www.correiosulfluminense.com.br), completamente reformulado este ano, com conteúdo produzido por uma equipe de jornalistas comprometida com o noticiário de cada cidade do Sul do interior do Rio, aliada ao noticiário de publicações do Grupo Correio Manhã, com abrangência em todo o Estado do Rio e Brasília. O jornal trará ainda este ano uma inovação para os leitores, que, por enquanto, é guardada a sete chaves.
A próxima investida do Grupo, prestes a sair do papel, é São Paulo. Visionário, Cláudio Magnavita investe agora em uma edição diária do jornal Correio da Manhã feita em Campinas para o interior do estado de São Paulo. Irá se juntar à de São Paulo Capital.

Redes Sociais
Desde o início, o Correio Sul Fluminense mostrou à que veio. Fincou sua marca nas redes sociais – no Instagram atingiu a marca de quase seis mil seguidores, com engajamento notadamente acima da média de outros perfis, com décadas de existência. Os leitores recebem ainda as principais reportagens pela lista de transmissão, canal de WhatsApp e comunidade.
Caminho certo
Na contramão de grandes jornais que reduzem cada vez mais a circulação em bancas, o Correio Sul Fluminense não foi levado à tendência. Tem parque gráfico em Volta Redonda e edição impressa. Faz uma abordagem profunda de reportagens – principalmente as de política e de economia, o foco do Grupo – e outras editorias que fazem parte da produção.
O impresso é a base da credibilidade conquistada que é superada diariamente e validada. Um levantamento feito pelo Ponto Map e da V-Tracker indica que, perante o público, há prestígio do jornalismo profissional. A pesquisa foi divulgada pelo Valor. Detalhe: a pesquisa mostra que a chamada geração Z (entre 18 e 24 anos) confiam mais nas informações da imprensa.
E não para por aí. Segundo o canal Meio & Mensagem, o tempo médio gasto nas plataformas vem caindo, principalmente entre os mais jovens. O relatório aponta ainda que anunciantes estão revendo suas estratégias de comunicação, justamente por conta do relatório.
Cidadão Voltarredondense
O reconhecimento pelos dois anos do Correio Sul Fluminense veio com uma homenagem feita ao jornalista Cláudio Magnavita, que faz aniversário no mesmo dia – 23 de novembro – e tem a tradição de lançar projetos nessa data. No ano passado, Magnavita recebeu do presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Edson Quinto, o título de cidadão voltarredondense, em solenidade prestigiada por autoridades de toda a região, incluindo prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, empresários, entre outros.
Além disso, uma exposição contando a história do jornal Correio Sul Fluminense, através das principais primeiras páginas ao longo dessas mais de 500 edições, foi realizada no Hall de estrada da Câmara Municipal.