Conheça ‘HardGroove di Cria’: o último lançamento do DJ Jaca Beats

Título do Post Incrível
EP tem quatro faixas, com duas bônus disponíveis apenas no Bandcamp. Foto: Divulgação

Conheça o ‘HardGroove di Cria’: o novo EP do DJ e produtor Jaca Beats

Por Lanna Silveira

Após um ano recheado de lançamentos, o DJ e produtor musical Jaca Beats lançou o EP HardGroove di Cria no fim de novembro. Com um total de seis faixas — com quatro disponíveis em todas as plataformas de streaming e duas lançadas apenas no Bandcamp —, a coletânea apresenta a pesquisa do DJ acerca do subgênero “hardgroove”, que é uma vertente do techno, em fusão à energia do funk carioca.

As faixas do EP vinham sido trabalhadas por Jaca desde o início do ano: inicialmente, como produções experimentais para serem tocadas em seus DJs sets. A ideia de compilar as faixas em um álbum surgiu quando Jaca percebeu que aquela sonoridade fluía nas pistas de dança e tinham potencial para serem lançadas oficialmente. O direcionamento musical de Jaca para o hardgroove partiu da influência de DJ sets da dupla irlandesa Samba Boys, formada pelos DJs Kettama e Tommy Holohan, além do trabalho do DJ australiano Ned Bennett. O artista também notou a popularidade do gênero nas pistas de dança europeias e nacionais.

Durante a elaboração das faixas, Jaca decidiu unir as influências internacionais às suas referências brasileiras, trazendo marcas de estilo clássicas do funk – que é o gênero que dá base a todo processo criativo do DJ. Para Jaca, o hardgroove, especificamente, é um estilo que “tem a cara do brasil” por trazer uma sonoridade “bagunçada”: o ritmo tem como características de base o uso de percussão em batidas fortes, com grooves intensos, e batidas aceleradas, que são ideais para a construção de faixas dançantes.

O objetivo principal do EP, assim como de todas as demais produções de Jaca, é oferecer novas faixas a serem tocadas por outros DJs. “Eu sempre gosto de ver minhas músicas tocando bem na pista. Isso, para mim, é o essencial; é o que me move a continuar produzindo”, explica.

Ano de lançamentos

O “HardGroove di Cria” representou o fechamento de um ano musicalmente agitado para Jaca: além de ter soltado um single por mês desde agosto, o artista lançou o álbum “Jaca House Beijos” — que apresenta sonoridade distinta à do “HardGroove” — durante o mês de abril. Enquanto seu último EP apresenta pesquisas e produções musicais construídas ao longo de 2025, “House Beijos” é um compilado de faixas que vinham sido criadas por Jaca desde 2020 e nunca haviam sido lançadas.

— Eu estava com umas 47 músicas acumuladas em muitos anos e já estava querendo muito soltar um novo álbum, porque estava desde 2020 sem lançar nada. O [público] também já estava pedindo um álbum há bastante tempo, porque eles gostaram bastante do Jaca I [último álbum lançado por ele, até o momento]. Resolvi pegar esse catadão de músicas, fazer uma curadoria maneira e soltar como álbum.

Jaca já tem planos para 2026: um novo álbum, de sonoridade variada e com a colaboração de vários artistas, já está em processo de produção, e existem faixas de funk e house prontas para virem ao mundo.

O Correio ouviu: quais são nossas faixas preferidas do ‘HardGroove di Cria’

As faixas do EP cumprem exatamente o que prometem: um som perfeito para se jogar no front de uma pista de dança, nos momentos de auge de um DJ set de funk carioca. Os elementos industriais do hardgroove, de fato, se vestem perfeitamente com o batidão e as composições líricas clássicas do funk — algo que também combina, indiretamente, com o clima de verão e o calor intenso desse fim de ano, que pede noites de fervor para quem gosta da cena noturna voltada para a dança e a discotecagem.

A versão disponível em todos os serviços de streaming tem quatro músicas e 15 minutos de duração, que deixam um gostinho de “quero mais”. O Correio recomenda a escuta do EP em sua totalidade para qualquer um que goste de música eletrônica — especialmente, claro, do techno e do funk. O EP também facilmente agradará os ouvintes que acompanham trabalhos de DJs e produtores brasileiros que também exploram os estilos do funk em fusão a vertentes eletrônicas internacionais, como d.silvestre, Clementaum, IDLIBRA e Humildes.

O Correio recomenda, especialmente, as faixas: “Baile do Antares”, “VEM VEM VEM” e “Elas estão preparadas”.