O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou a Request for Information – solicitação de informações (RFI nº 11/2025) para mapear empresas de consultoria interessadas em participar da estruturação do projeto de expansão da produção de urânio da Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Essa é uma das etapas do Programa Pró-Urânio, lançado pela estatal em 2024 com o objetivo de ampliar e acelerar a exploração de novas jazidas e que contará com a atuação do BNDES na elaboração da modelagem.
A oferta de parceria da INB prevê cinco áreas de mineração: Amorinópolis, nos munícipios de Amorinópolis (GO) e Iporá (GO); Espinharas, no município de São José de Espinharas (PB); Figueiras, no município de Sapoema (PR); Rio Preto, nos municípios de Cavalcante (GO), Colinas do Sul (GO) e Arraias (TO); e Lagoa Real, no município de Caetité (BA). O programa permitirá o aumento da produção.
O apoio do BNDES ao projeto acontecerá em duas fases metodológicas. A fase 1 irá abranger o diagnóstico e estruturação de processo para realização de oferta de parceria em áreas de mineração e a fase 2 compreenderá a preparação do processo seletivo para parceria, que deverá ocorrer em conformidade com o modelo definido ao final da fase 1.