Um município de 135 anos com mais de 92 mil habitantes, Barra do Piraí cresceu sem um planejamento que abrisse possibilidades para o futuro. Para que os barrenses tenham mais perspectiva, espaço e impulso para o desenvolvimento a prefeitura iniciou as discussões para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.
O primeiro passo para transformar Barra do Piraí numa cidade planejada e fluida aconteceu na noite desta quarta-feira (22), no auditório da UNIFAA, onde arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, atual conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), fez uma palestra com pontos importantes para nortear o desenvolvimento dos complexos viários da cidade.
Na conversa com a população, secretários municipais e autoridades presentes, o arquiteto mostrou como o Plano de Mobilidade Urbana de Barra do Piraí será uma ferramenta essencial para orientar o crescimento da cidade de forma inteligente, planejada e sustentável, garantindo deslocamentos mais seguros, eficientes e humanos.
A secretária de Obras Públicas, Maria Ilma de Andrade, fez um panorama sobre a mobilidade urbana do município e reforçou a necessidade da formulação desse plano.
“Nossa cidade tem uma topografia muito acidentada, com barreiras físicas e a linha férrea. Ela cresceu de forma desorganizada. Temos um viaduto estreito, passagens de nível e obras da MRS importantíssimas, mas que começaram sem um plano de mobilidade definido. Estamos, agora, adequando essas intervenções que estão em andamento. Precisamos do plano de mobilidade para conseguir desenrolar todo esse ‘caroço’ que existe em Barra do Piraí”, disse Maria Ilma.
Para o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Leandro Sardinha, o novo plano deve seguir os métodos mais modernos do setor, visando otimizar Barra do Piraí por completo.
“Precisamos pensar em um plano de escala humana para Barra do Piraí. Vamos planejar a cidade utilizando os métodos mais modernos da atualidade, como o conceito das cidades de 15 minutos. Nosso objetivo é otimizar Barra do Piraí. Temos um comércio forte e queremos trabalhar a mobilidade urbana para fortalecê-lo ainda mais. Também vamos pensar na mobilidade do distrito da Califórnia. Chegou o momento de olhar para essa região com mais carinho. Não iremos apenas sonhar, iremos realizar”, apontou Leandro.
Durante a palestra, Vicente apresentou dados, definições técnicas e perspectivas referentes à mobilidade urbana de Barra do Piraí. Segundo ele, com o constante aumento populacional e, consequentemente, o aumento no número de veículos, a questão tende a se agravar na cidade.
Com a palestra e as falas dos secretários, foi definido que o Plano Municipal de Mobilidade Urbana deve contar com a participação popular e considerar fortemente as formas de estruturação da cidade, o que envolve suas condições, legislação e perspectivas de futuro.
O secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, Romulo Massacesi, destacou o significado da exigência deste plano e garantiu que o poder público está trabalhando para mudar a história do setor em Barra do Piraí.
“O Plano de Mobilidade Urbana tem um significado muito importante para a ‘coisa pública’. Ele é um fator de condição para a captação de recursos nas áreas de transporte e trânsito e pode, inclusive, ser impeditivo caso o município não o tenha. Nós, que somos servidores, temos que aplaudir, porque essa rigidez na exigência de um plano de mobilidade significa que os governos, sobretudo o federal e o estadual, que eventualmente socorrem os municípios, não suportavam mais ver obras sem a devida longevidade, sem a real necessidade. Obras que, muitas vezes, eram eleitoreiras, que não se justificavam e que, pouco tempo depois, precisavam ser refeitas ou acabavam sendo abandonadas. Nós estamos aqui para transformar esse setor em Barra do Piraí. A população será determinante para esse processo”, finalizou Romulo.
Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Cristiano Almeida; a secretária do Bem-Estar Animal e arquiteta e urbanista de formação, Luciene Maria; o subprocurador-geral, Marcello Martins; e o secretário de Água e Esgoto, Carlos Afonso Marques.