A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis realizou, nesta terça-feira, 4 de novembro, mais uma edição do projeto Defesa Civil nos Bairros. A ação aconteceu na Escola Municipal João Carolino dos Remédios, no Morro da Glória 2. A ação teve como foco a orientação dos moradores sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil. A atividade educativa da secretaria é realizada sempre nos primeiros dias de cada mês, em paralelo aos testes das sirenes do sistema de alerta, e tem como objetivo preparar a população para agir corretamente em emergências, como fortes chuvas e deslocamento do solo.
Atenção aos sinais sonoros
Durante a ação, os agentes da Proteção e Defesa Civil conversam com os moradores, esclarecem dúvidas e reforçam a importância de estar atento aos sinais sonoros emitidos pelas sirenes, além das mensagens enviadas via SMS. O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr., destacou a importância do projeto. “Nosso trabalho vai além da resposta a emergências. O projeto Defesa Civil nos Bairros tem esse papel educativo e comunitário, de orientar as pessoas sobre o que fazer antes, durante e depois de uma situação de risco”, afirmou Fábio.
Novos médicos
Aliás, a Atenção Primária de Angra dos Reis está sendo fortalecida com a contratação de 30 novos médicos para atuação nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos cinco distritos do município. A iniciativa amplia a capacidade de atendimento e busca reduzir o tempo de espera para consultas e melhorias nos indicadores de saúde da população. Na última quinta-feira, 30 de outubro, ele esteve em unidades de saúde nos bairros Jacuecanga, Japuíba, Belém, Centro e Areal, para verificar o funcionamento e adaptação dos médicos.