A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira, dia 11, o projeto de lei do deputado estadual Jari Oliveira (PSB) que institui o Dia Estadual de Combate à Poluição do Ar, a ser celebrado anualmente em 17 de julho, data que coincide com o aniversário de Volta Redonda.
Jari explica que a escolha do dia 17 de julho tem forte simbolismo histórico e ambiental. “A data coincide com o aniversário de Volta Redonda, cidade que abriga a primeira siderúrgica do Brasil, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), inaugurada em 1941. Volta Redonda é uma das cidades que mais sofrem com a poluição do ar no estado, devido à sua intensa atividade industrial”, afirmou.
A criação do Dia Estadual de Combate à Poluição do Ar busca ampliar a conscientização sobre os efeitos nocivos da poluição e reforçar a importância de práticas sustentáveis para a melhoria da qualidade do ar. A data deverá funcionar como um ponto de mobilização para políticas públicas, ações de monitoramento e iniciativas voltadas à redução da poluição, estimulando o uso de tecnologias limpas e processos industriais mais sustentáveis.
A proposta também pode fomentar programas educacionais e campanhas de sensibilização em escolas e comunidades, explicando as principais fontes de poluição e formas de mitigação. Além disso, incentiva a formação de parcerias entre o Poder Público, empresas, organizações da sociedade civil e a população para a construção conjunta de soluções.
“Reconhecemos a história e os desafios ambientais de Volta Redonda e queremos chamar a atenção para a necessidade de ações efetivas para melhorar a qualidade do ar em todo o estado, garantindo um ambiente mais saudável para as futuras gerações”, destacou Jari, que tem forte atuação na pauta ambiental.
O deputado lembrou ainda que é autor do requerimento que deu origem à CPI da Poluição, criada para investigar a possível omissão de órgãos responsáveis pela fiscalização das fontes de poluição atmosférica. “Não somos contra as empresas, como a CSN. Reconhecemos sua importância econômica e social. Mas é fundamental que haja investimentos que assegurem um ar de qualidade para a população”, concluiu.