Campanha contra mosquito é a primeira de 2026 em Barra do Piraí
Através da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí, a equipe de Controle Vetorial, em conjunto com profissionais de Educação em Saúde, esteve na manhã de segunda-feira (05) no bairro Caixa D’Água realizando a primeira ação de enfrentamento à dengue e demais arboviroses em 2026. A ação volta a ocorrer no local nesta terça-feira (06). A iniciativa, que marca o início das atividades preventivas do ano e reforça o compromisso da prefeitura com a saúde da população, consiste em um mutirão de visitas domiciliares com foco na identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientações sobre medidas simples e eficazes de prevenção e esclarecimento de dúvidas relacionadas aos riscos das arboviroses.
A ação também contou com mobilização comunitária, incluindo panfletagem educativa e diálogo direto com a população, fortalecendo a conscientização coletiva. A participação dos moradores é fundamental para o sucesso do combate ao mosquito e para a construção de um ambiente mais saudável e seguro para todos.
Moradora do bairro, Eliana Adelino falou sobre a importância das ações de combate à dengue. “Acho ações como essa muito importantes para manter a casa e toda a comunidade segura. Sempre faço, junto com minhas netas, a verificação do ambiente da nossa residência. É vital que toda a população faça sua parte para eliminar os focos da doença”, disse Eliana.
Allan Ferreira, coordenador de Vigilância Ambiental, destacou que a Caixa D’Água é um dos maiores focos no combate às arboviroses.
“Em 2025, iniciamos o monitoramento vetorial com armadilhas de captura de ovos, uma metodologia eficiente que permitiu direcionar as ações de controle para as áreas de maior risco, com base em dados. Ao todo, mais de 20 mil ovos foram capturados, retirando mosquitos de circulação. A análise mostrou que a maioria dos focos está em imóveis residenciais, com destaque para as caixas d’água como um dos principais criadouros. Por isso, as ações de combate à dengue estão sendo iniciadas no bairro e serão intensificadas. Apesar dos bons resultados em 2025, é fundamental a participação da população, com inspeções semanais nos imóveis e o apoio aos Agentes de Combate às Endemias”, disse Allan.
O secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, reforçou a relevância da colaboração dos moradores para avançar na luta contra a dengue.
“Contamos com a colaboração de todos os barrenses para que, juntos, possamos dar um basta à dengue. As ações continuarão ocorrendo por todo o município, mas precisamos que todos façam sua parte para garantir a segurança de todos”, finalizou.