Para marcar os 13 anos de atuação do Serviço de Acolhimento Familiar em Volta Redonda, foi inaugurada nesta segunda-feira (9), a exposição fotográfica “Afetos em Fotos”, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. Com entrada gratuita, a mostra, que fica disponível até esta quarta (11), reúne imagens que retratam, com sensibilidade e profundidade, os laços afetivos construídos entre crianças, adolescentes e suas famílias acolhedoras. O objetivo da exposição é celebrar a trajetória do serviço, que desde sua criação vem desempenhando um papel essencial na proteção de meninos e meninas afastados temporariamente de suas famílias de origem.
Objetivo da exposição
“A exposição pretende divulgar o serviço de acolhimento familiar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do acolhimento familiar. Acreditamos que a exposição vai contribuir com captação de novas famílias acolhedoras”, ressaltou Mariana Pimenta, diretora do Departamento de Proteção Social Especial. Com uma abordagem humanizada, o Serviço de Acolhimento Familiar prioriza a convivência familiar e comunitária, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor enquanto se busca o retorno à família ou inserção em uma nova estrutura familiar.
Consideração da secretaria
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destaca a importância do evento como instrumento de sensibilização e valorização do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “A exposição é um convite à reflexão sobre o papel de toda a sociedade na proteção de nossas crianças e adolescentes. Cada imagem é um testemunho da transformação possível quando há cuidado, acolhimento e compromisso coletivo. Celebrar esses 13 anos é reconhecer o amor e a dedicação das famílias acolhedoras e das equipes que atuam diariamente nessa missão.”