Por Ana Luiza Rossi
A nova subprefeitura do bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, contará com atendimentos descentralizados de diversos órgãos e serviços públicos, como Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e o mais esperado de todos, o Sindicato das Empresas de Transporte e Passageiros (Sindpass). O espaço também deve abrigar serviços da Fundação Leão XIII e assistência previdenciária. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Munir Neto e do subprefeito Ednilson Azevedo, conhecido como Vampirinho, nesta quarta-feira (28).
O deputado, que atua na articulação junto ao Governo do Estado para ampliar os atendimentos na nova unidade, inclusive anunciou também uma data de inauguração: no mesmo dia do aniversário de Volta Redonda. “No dia 17 de julho é aniversário de Volta Redonda, mas quem vai ganhar um verdadeiro presente são os moradores do Santo Agostinho e região — Volta Grande, Ilha Parque e Parque das Ilhas — com a inauguração da subprefeitura”, disse.
Descentralização
Responsável pela gestão da nova unidade, o subprefeito Vampirinho destacou a importância de levar serviços públicos diretamente aos moradores da Região Leste, especialmente ao complexo do Santo Agostinho, que reúne um dos maiores contingentes populacionais da cidade.
– O Santo Agostinho é um dos bairros mais populosos da cidade, e os moradores não podem depender exclusivamente de estruturas no Centro ou no Aterrado. Quando aproximamos os serviços da comunidade, melhoramos a mobilidade urbana e reduzimos o fluxo para as áreas mais congestionadas, além de dar mais agilidade ao atendimento – afirmou.
Serviços
Os atendimentos do Sindpass incluirão recargas de cartão, novos cadastros para idosos, estudantes e pessoas com deficiência, que já acontecem na unidade da Vila Santa Cecília. Já o Detran-RJ deverá oferecer serviços como emissão de identidade, habilitação e outros documentos. O Saae-VR também terá um posto de atendimento no local.
Outro serviço previsto, segundo o deputado Munir, é o da Fundação Leão XIII, voltado à assistência social de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. Ainda, haverá também orientação para regularização de dívidas ativas, incluindo tributos como o IPTU.