Prefeitura de Angra articula parcerias estratégicas em Brasília para fortalecer infraestrutura e PPPs

Título do Post Incrível
Em dois dias de agendas estratégicas, Angra reforçou seu protagonismo na área de concessões; município planeja agora um evento nacional sobre PPPs com apoio do governo federal. Foto: Divulgação

O prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, cumpriu uma série de agendas estratégicas em Brasília, nesta segunda (19) e terça-feira (20), acompanhado pelos secretários André Pimenta (Planejamento e Gestão) e Rodrigo Gouvea (Parcerias e Inovação Tecnológica). Os compromissos tiveram como foco o fortalecimento da infraestrutura local, o avanço de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), além da troca de experiências com gestores públicos de todo o país.

Participação na Marcha dos Prefeitos

Na segunda-feira (19), o prefeito Cláudio Ferreti participou da Marcha dos Prefeitos, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No evento, Ferreti ressaltou a importância da articulação entre gestores municipais para o compartilhamento de experiências e boas práticas. A comitiva de Angra dos Reis conheceu soluções voltadas à gestão pública, cidades inteligentes e educação, além de dialogar com equipes técnicas da CNM nas áreas de Defesa Civil, mobilidade urbana e previdência.

Reunião com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)

A agenda de terça-feira (20) teve início com uma reunião na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), vinculada à Casa Civil do governo federal. Na ocasião, a Prefeitura de Angra apresentou sua carteira de projetos em andamento, com destaque para iniciativas nas áreas de saneamento, habitação popular, saúde e educação, buscando apoio técnico para a modelagem e estruturação desses empreendimentos.

Durante a reunião, também foram apresentadas experiências exitosas conduzidas pelo município, como a PPP de Iluminação Pública com recursos de Cidade Inteligente e a PPP do novo Centro Administrativo Sustentável de Angra, ambas reconhecidas como boas práticas pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A proposta é ampliar o debate sobre esses modelos por meio de webinars nacionais, com o apoio da entidade.

– Essas agendas em Brasília demonstram o nosso empenho em buscar soluções inovadoras, apoio técnico qualificado e ampliar as parcerias que permitam o desenvolvimento de Angra dos Reis, com melhorias diretas para a qualidade de vida da população, sempre buscando construir oportunidades para todos – destacou o prefeito Cláudio Ferreti.

Evento nacional sobre PPPs e concessões

Como desdobramento da reunião, a Prefeitura de Angra irá formalizar a proposta de realização de um evento nacional sobre PPPs e concessões, previsto para outubro deste ano, em parceria com o PPI. A iniciativa reforça o protagonismo do município no cenário nacional, especialmente com Ferreti ocupando o cargo de vice-presidente da FNP na área de concessões.

– Estamos qualificando os nossos projetos e buscando cooperação técnica com os melhores parceiros do Brasil. Isso fortalece a credibilidade de Angra diante de investidores e instituições federais, além de abrir caminhos reais para a viabilização de obras que vão transformar a cidade. Um evento nacional sobre PPPs e concessões na cidade colocará Angra como um dos principais expoentes dessa modalidade de gestão pública no país – afirmou o secretário André Pimenta.

Protocolo assinado com a Infra S.A.

Ainda na terça-feira (20), a comitiva participou de uma reunião com a Infra S.A., empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela estruturação de projetos no setor de infraestrutura. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções com foco no apoio técnico à modelagem de dois projetos estratégicos para Angra: a requalificação do Aeroporto Municipal, visando receber aeronaves de maior porte, e a expansão da capacidade do município na área de saneamento público.

Encontro na Arena da Defesa Civil Nacional

Encerrando a agenda em Brasília, o prefeito Cláudio Ferreti foi um dos palestrantes da Arena da Defesa Civil Nacional, onde apresentou o histórico de eventos climáticos em Angra dos Reis e destacou a infraestrutura e a capacidade de resposta do município diante de situações de emergência. 

Durante a apresentação, Ferreti ressaltou a importância das ações preventivas e estruturais implementadas recentemente, como a intervenção no bairro Bracuí, que evitou impactos ainda mais graves nas chuvas de abril deste ano, e a necessidade de obras nas margens do Rio Mambucaba para mitigar riscos futuros. 

A exposição foi bem recebida por autoridades e técnicos presentes, com destaque para a organização do sistema municipal e a valorização da realização de concursos públicos como pilar de fortalecimento da Defesa Civil local.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.