Home Cultura Volta Redonda busca referência no Jardim Botânico do Rio para implantar área de compostagem

Volta Redonda busca referência no Jardim Botânico do Rio para implantar área de compostagem

Equipe conhheceu processo de compostagem no Rio | Foto: Divulgação/PMVR

por Editor
0 comments

Na última semana, uma equipe da Prefeitura de Volta Redonda, composta por representantes das secretarias municipais de Assistência Social (Smas) e de Meio Ambiente (SMMA), realizou uma visita técnica à área de compostagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer de perto o funcionamento do processo de compostagem e avaliar a viabilidade de implantar uma iniciativa semelhante no município.

Durante a visita, os representantes de Volta Redonda foram recebidos pelos técnicos responsáveis pelo gerenciamento da área de compostagem, que apresentaram todas as etapas do processo: desde a coleta dos resíduos vegetais – provenientes da manutenção das áreas verdes do Jardim Botânico, como podas, cortes de árvores e folhas recolhidas diariamente – até a formação das leiras, o monitoramento da umidade e o revolvimento do material por máquinas específicas. Após o período necessário, o processo resulta na produção de adubo orgânico, que é reutilizado na manutenção das áreas verdes do próprio Jardim Botânico.

A iniciativa faz parte do planejamento da Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa), com o objetivo de implantar uma área de compostagem no município. A proposta visa reaproveitar resíduos orgânicos e transformá-los em adubo para beneficiar hortas e plantações de famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Práticas podem beneficiar hortas comunitárias e famílias atendidas pelos Cras | Foto: Divulgação/PMVR

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou que a implantação da área de compostagem em Volta Redonda visa promover a sustentabilidade, a educação ambiental e o fortalecimento da agricultura urbana, beneficiando diretamente a comunidade e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Essa visita técnica foi fundamental para compreendermos as etapas do processo de compostagem e como podemos adaptá-lo à realidade de Volta Redonda. Nosso objetivo é oferecer às famílias atendidas pelos Cras uma oportunidade de aprendizado sobre cuidados com o meio ambiente, além de proporcionar uma fonte de geração de renda e produção de adubo orgânico para suas hortas e plantações”, afirmou a secretária.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Jornal do Grupo Correio da Manhã

Newsletter

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

@2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00