Segurança é tema de workshop em Três Rios

Título do Post Incrível
Coronel Henrique apresentou estratégias adotadas em Volta Redonda. Foto: Divulgação

Evento reuniu municípios para troca de boas práticas

O modelo de segurança pública adotado em Volta Redonda foi apresentado como referência estadual durante o Workshop de Boas Práticas em Segurança Pública Municipal, realizado nesta segunda-feira (2), no Sest Senat de Três Rios, no Centro-Sul Fluminense. O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, coronel Henrique, foi o palestrante do evento e compartilhou experiências e resultados obtidos pelo município na área.

Promovido em parceria pelas prefeituras de Três Rios e Paraíba do Sul, o encontro reuniu gestores públicos, especialistas e profissionais da segurança com o objetivo de fortalecer as políticas municipais por meio da troca de experiências, integração regional e disseminação de boas práticas. Durante a programação, o secretário apresentou as estratégias que vêm consolidando Volta Redonda como referência no setor.

Com uma trajetória de 31 anos na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), coronel Henrique detalhou sua atuação profissional e as ações desenvolvidas em Volta Redonda, onde já comandou a Guarda Municipal e, atualmente, está à frente da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Segundo ele, os avanços na área são resultado de um modelo de gestão baseado na integração entre forças de segurança, planejamento estratégico, uso intensivo de tecnologia e aproximação com a população. Na palestra, o secretário destacou que esse conjunto de ações tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade no município, fazendo com que a experiência de Volta Redonda seja vista como um “case de sucesso”.

A apresentação despertou o interesse de representantes de outros municípios presentes no workshop, como Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia e Três Rios. A iniciativa também buscou estimular o alinhamento entre as políticas públicas municipais de segurança, considerando desafios semelhantes enfrentados pelas cidades da região e a necessidade de ações articuladas para ampliar a eficácia das estratégias adotadas.

Para coronel Henrique, o evento reforçou o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Volta Redonda e a importância da cooperação regional. “Poder apresentar o que Volta Redonda vem construindo na área da segurança pública é motivo de orgulho. A troca de boas práticas fortalece as políticas municipais e amplia nossa capacidade de resposta. Afinal, o crime não respeita limites territoriais, por isso é fundamental pensar a segurança de forma integrada e regional. Seguimos avançando com diálogo, cooperação e compromisso com uma segurança pública cada vez mais eficiente”, afirmou.

Referência em integração e tecnologia

Desde 2009, com a criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Volta Redonda se destaca pelo uso da tecnologia e pela integração entre as forças de segurança na prevenção e no combate à criminalidade. O modelo adotado ao longo dos anos consolidou o município como referência estadual na área.

Atualmente, a cidade conta com mais de duas mil câmeras distribuídas por todo o território, integradas a sistemas modernos de reconhecimento facial e de leitura de placas veiculares. Essas ferramentas auxiliam tanto na prevenção de crimes quanto na identificação de suspeitos e na rápida resposta das forças de segurança. O trabalho é reforçado por patrulhas especializadas e pela integração permanente entre a Guarda Municipal, as polícias Civil e Militar e outros órgãos de segurança.

Outro ponto considerado fundamental para os resultados alcançados é a participação ativa da população. A confiança dos moradores nas instituições de segurança e o engajamento da sociedade, inclusive por meio do compartilhamento de imagens de câmeras particulares, ampliam a capacidade de monitoramento e fortalecem as ações preventivas no município.

O pioneirismo e a estrutura consolidada fizeram com que Volta Redonda fosse escolhida, no ano passado, como cidade-piloto para a implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), plataforma oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro voltada à gestão, organização e compartilhamento de dados de segurança pública, reforçando o papel do município na implementação de políticas inovadoras na área.

O Sisp vai centralizar informações das forças policiais e de órgãos vinculados ao Sistema de Justiça Criminal, tornando-se a única base de dados oficial de segurança pública em todo o estado. A proposta é agilizar o atendimento ao cidadão, promover uma atuação policial mais integrada e fornecer dados para pesquisas, estatísticas e relatórios que evidenciem os impactos sociais e econômicos da violência, subsidiando políticas públicas mais eficazes e transparentes.

O sistema será gerido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com apoio técnico do Proderj, órgão vinculado à Secretaria de Transformação Digital.