Projeto teve aprovação unânime dos vereadores
A Câmara Municipal de Barra Mansa aprovou uma autorização legislativa para que o município possa buscar a contratação de um empréstimo internacional no valor de R$ 96,6 milhões. O valor será destinado à construção de uma ponte ligando o bairro Vista Alegre à Rodovia Presidente Dutra. A medida atende a uma exigência técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e não garante, neste momento, a liberação dos recursos.
Segundo a prefeitura, o procedimento é obrigatório para que o município seja habilitado a apresentar a proposta ao banco. O financiamento, caso aprovado, será exclusivo para a execução da obra, considerada estratégica para a mobilidade urbana e para a ativação econômica da cidade. Além de ser considerada estratégica para a mobilidade urbana e para a ativação econômica da cidade, especialmente com impacto no parque industrial.
O investimento estimado para a construção da ponte é de aproximadamente R$ 105 milhões, e o projeto já está totalmente concluído. Segundo o Executivo, a operação ainda passará por análise do BID e, somente após eventual aprovação, o empréstimo poderá ser contratado.
A Prefeitura afirmou ainda que, caso o financiamento seja liberado, o início do pagamento da primeira parcela está previsto apenas para 60 meses após a contratação. Nesse período, serão realizados estudos de impacto financeiro, considerando a expectativa de aumento da arrecadação municipal em função do desenvolvimento econômico gerado pela obra. O governo municipal reconheceu que, atualmente, o município não possui condições financeiras de realizar um investimento desse porte com recursos próprios e que também buscará alternativas junto aos governos estadual e federal.
A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (ACIAP-BM) informou que ainda não recebeu oficialmente o projeto detalhado para análise, o que impede um posicionamento formal e conclusivo sobre a contratação do empréstimo. No entanto, a entidade reconhece que, pelas informações divulgadas, a obra tem potencial para melhorar o fluxo viário, além de criar condições favoráveis à atração de novos investimentos industriais e residenciais.
A ACIAP avalia que a melhoria da mobilidade urbana pode gerar impactos positivos para o comércio e a indústria local. Apesar disso, a entidade destaca a importância de o município avaliar alternativas complementares de financiamento, como a articulação com deputados estaduais e federais e a busca de recursos junto aos governos estadual e federal.