Por Isadora Ventura
Mesmo com a virada radical na temperatura a última semana, a venda de sorvetes e açaí continua em alta e impulsionando o setor em Volta Redonda. Em entrevista ao Correio Sul Fluminense, comerciantes falaram sobre a forte demanda desde a chegada do verão. A loja Açaí do Max, localizada no bairro Aterrado, relatou que o aumento na demanda foi surpreendente. De acordo com a proprietária Caroline Carvalho, o aumento na procura chegou a 75%. E mais: para conseguir suprir o novo fluxo de clientes, que aumenta a partir das 15h, o estabelecimento teve a necessidade de expandir o estoque.
-As opções cremosas são as que mais procuradas, com destaque para o Açaí com morango, sorvete de Kinder – comenta Caroline, que também destaca a saída de picolés e do popular geladão.
No Gelato Borelli, no Sider Shopping, o proprietário Caio Guilherme Confettura Costa afirma que, mesmo que os sabores cremosos e chocolates continuem sendo oo carros-chefes, principalmente o Cascão com borda de creme de pistache ou avelã, os sabores frutados como o de abacaxi com hortelã tem ganhado destaque na gora da escolha do consumidor pela refrescânsia.
-A unidade registrou um crescimento entre 25% e 30% nas vendas. E o horário de pico do estabelecimento é no pós-almoço e no fim de tarde. Nos fins de semana, muitas famílias e casais vêm buscando esse momento aconchegante – explica Caio.
Inteligência Artificial
Já na Sol e Neve, o sabor que se destacou foi o SN3V3’IA, que nada mais é do que o primeiro sorvete do mundo cocriado com Inteligência Artificial. Uma conversa com chatgpt acabou rendendo um sabor que combina cacau brasileiro, castanha de caju e geleia de pimenta. Segundo Adriana Tiago Bento Ferreira, proprietária da loja Sol e Neve que também esta localizada no Aterrado, o sucesso foi imediato.
-A procura está tanta que já acabou com nosso estoque -afirma, destacando também o sucesso do sorvete de manga ubá.
Sem açúcar e proteico
Para os consumidores que procuram por opções mais leves e sem adição de lacticínios ou para os que preferem uma alternativa menos calórica, a loja The Best Açaí, no Aterrado, oferece no catálogo a chamada linha sobert. Tem como base água e fruta e foi lançada recentemente em parceria com marcas nacionais.
Segundo Joel Muniz Araújo, dono da unidade no bairro Aterrado, em Volta Redonda, o produto tem tido excelente saída. “O shake Proteico está sendo muito procurado pelo baixo teor de calorias e alto índice proteico. São apenas 200kcal e 13g de proteínas”, afirmou Joel.
A loja, que inaugurou há pouco tempo, obteve um aumento de 30% no movimento com a chegada do verão. E, mesmo com o horário de funcionamento do estabelecimento sendo das 11h às 22h, o maior movimento de clientes ocorre a partir da 14h30 se estendendo até às 19h. O sucesso é tanto que o empresário já planeja a expansão. “Está nos planos abrir mais uma unidade na Vila Santa Cecília”, adianta o comerciante, feliz da vida.
Contratação de novos Funcionários
Com o fluxo de clientes aumentando a cada dia, as lojas do município de Volta Redonda estão investindo na contratação e treinamento de novos funcionários, com a finalidade de atender bem os fregueses. As lojas Gelato Borelli e a Sol e Neve afirmaram que o aumento na demanda exigiu o crescimento das equipes.
“Sempre treinamos pessoas para ter um banco de talentos e, com essa demanda, acabamos contratando mais gente para suprir e manter a experiência do cliente”, afirma o representante da Borelli.
A proprietária da Sol e Neve confirma a informação: “Sim, inclusive estamos contratando”, avisa Adriana.
*Estagiária com supervisão Sônia Paes