Por Ana Luiza Rossi
O líder do Executivo da prefeitura de Barra Mansa, Luiz Furlani, revelou as prioridades para seu governo em 2026 em entrevista ao Correio Sul Fluminense. O mês de janeiro marca o segundo ano de gestão do prefeito ao lado da vice-prefeita Luciana Alves, do MDB. Ele foi eleito em 2024 pelo PL com cerca de 44.330 votos, cerca de 48,10%.
Para abrir a entrevista, o prefeito falou sobre os projetos que estão previstos para esse ano dentro das áreas de atuação do município. Em síntese, ele afirma que saúde, educação e manutenção urbana é fundamental para a combinação de desenvolvimento com qualidade de vida.
Saúde
Já está em fase bem avançada de conclusão o Hospital do Olho, no Ano Bom. Ele será uma referência oftalmológica para toda a região. Outra obra importante é a construção do Hospital Veterinário Municipal, que vai funcionar ao lado da Clínica Municipal Veterinária no Santa Rosa. A unidade terá serviços de urgência e emergência para cães e gatos – afirmou, e ainda destacou outros avanços como a construção da Clínica da Família no Boa Sorte e no bairro Cotiara.
O prefeito acrescentou ainda, outros avanços. “Estamos avançando também com a construção da Clínica da Família do Boa Sorte, e já iniciamos os trabalhos para uma nova Clínica da Família na Cotiara, que está em fase inicial. Além disso, estão em andamento reformas na USF Sirene da Vila Nova, no Posto de Saúde do São Judas, na Subsecretaria de Saúde, na USF da Vila Maria Il e no anexo administrativo ao Hospital da Mulher. fara 2026, os investimentos não param e novas obras estão previstas, como a UBS Colônia, que será ampliada e passará a contar com um Centro de Especialidades Médicas”, afirmou.
Educação
Na área da Educação, Furlani foi direto: investir nesta área é pensar no amanhã e, depois de 2025 de entregas, reformas e construções de unidades escolares, os investimentos seguirão acontecendo.
“Atualmente estão em andamento obras nas seguintes unidades do município: a construção de uma creche no Boa Vista I; a reforma do Colégio Municipal Antônio Pereira Bruno, no Goiabal; a reforma da quadra da Escola Municipal Doutor Djair Machado Gomes, na Bocaininha; a reforma da Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira, na Vista Alegre; e a reforma da Escola Municipal Prefeito Leonísio Sócrates Batista, no Roberto Silveira”, pontuou.
Abastecimento
Outro destaque, foi para a área de abastecimento que, aliás, é tratada pelos moradores como um ponto de sensibilidade: a conta de agua e esgoto na cidade é uma das mais caras da região.
Segundo o prefeito, a cidade possui características geográficas muito diferentes de cidades vizinhas, já que a ocupação ocorreu em morros, vales e áreas elevadas, o que exige a instalação de muitos boosters de pressurização e estações elevatórias.
- Isso aumenta significativamente o custo operacional com energia elétrica, manutenção, operação, e depreciação de equipamentos. Além disso, enquanto a ETA da Região Leste não fica pronta, o Saae precisa comprar água de outro município para abastecer mais de 30 mil pessoas. Essa região é totalmente subsidiada, pois os custos superam as receitas. Hoje, gastos com energia e compra de água pelo Saae de Volta Redonda representam cerca de 30% de toda a arrecadação da autarquia – destacou.
Outro fator pontuado por Furlani é que o Saae de Barra Mansa não atua apenas com água e esgoto. Ele também é responsável por microdrenagem urbana, limpeza urbana e coleta e destinação final de resíduos sólidos em central legalizada, que também compõe o orçamento da autarquia.
O processo licitatório para a Construção da Estação de tratamento de Água (ETA) da Região Leste foi muito esperado pelo moradores. A nova ETA terá uma área de cerca de 5 mil m², na Rodovia Sérgio Braga próximo à entrada da Vila Elmira e vai beneficiar diretamente aproximadamente 40 mil moradores de mais de 20 bairros e deve solucionar a questão dos altos valores ao reduzir custos operacionais, eliminar a dependência externa e tornar o sistema mais independente.
- O Saae também vai começar as obras de manutenção e reforma de filtro na principal Estação de Tratamento de Água do município, que fica no Roberto Silveira. A obra tem prazo de conclusão de 90 dias e vai garantir melhorias operacionais, mais eficiência no sistema de filtração e ganho na qualidade da água final – afirmou, e ainda acrescentou sobre outras obras previstas para 2026.
“Também estão previstas obras de reforma na ETA Getúlio Vargas; ampliação do sistema de água da Adutora Sérgio Braga, que atende os bairros Paraíso, Piteiras, São Judas Tadeu e Barbará; aquisição de motobombas e modernização de sistemas para toda a cidade; aquisição de reservatórios; implantação e ampliação de redes de água em diversos bairros; projetos de esgotamento sanitário; estudos de concepção para novas captações”, disse.
Pátio de Manobras
A área da mobilidade urbana de Barra Mansa também foi um dos pontos comentados pelo prefeito. O objetivo, segundo ele, é continuar intensificando os trabalhos de pavimentação por toda a cidade, incluindo o asfaltamento das pontes do município, além da recuperação das calçadas.
- Importante destacar que grande parte das obras ligadas à mobilidade passam pelo Pátio de Manobras, que está em fase bem avançada e esperamos entregar neste ano, incluindo, por exemplo, a urbanização do entorno do viaduto no bairro Barbará, que é algo esperado pela população há muitos anos – ressaltou.
Aliás, sobre o Pátio de Manobras, o prefeito destacou que seguem em andamento a transposição das linhas da vir em todo o trecho do Centro até o bairro Roberto Silveira.
- A partir da transposição das linhas, uma nova avenida será construída no Centro, recebendo um trabalho de urbanização em seu entorno. Esperamos entregar o viaduto do Barbará em breve: além disso, também vão começar as obras de readequação do galpão de Anísio Brás, com expectativa de conclusão ainda em 2026 – destacou.
Eleições
Claro que, o segundo ano das gestões municipais também é marcado pelas Eleições de 2026 para Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e Câmara Federal. Os apoios estaduais e federais são importantes e, para isso, é comum que prefeitos da região busquem apoiar nomes que também sejam da região.
Questionado sobre qual nome que vai apoiar para a corrida eleitoral, Furlani apelou para discrição.
- Temos muitos deputados que foram fundamentais para o desenvolvimento de Barra Mansa nos últimos anos, e com certeza eles serão lembrados na eleição – concluiu.