Por Ana Luiza Rossi
As prefeituras de Rio Claro, Pinheiral e Piraí se reuniram nesta segunda-feira (29) para discutir a falta de água e também a situação do serviço prestado pela concessionária Rio Saneamento, que atende as três cidades. No encontro, estiveram os prefeitos Babton Biondi, Luciano Muniz e Luiz Fernando Pezão.
Com o encontro, a conclusão foi solicitar uma audiência com o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, para tomar uma providência quanto aos serviços de água dos municípios e tomar uma decisão em conjunto já que o problema afeta outras cidades que também são atendidas pela concessionária.
Segundo Luciano, este último fim de semana foi trágico para os moradores devido a falta de abastecimento em pleno calor extremo por toda região Sul Fluminense. Devido aos serviços maus prestados, como colocou o prefeito de Pinheiral, as prefeituras vão entrar com ação e buscando medidas cabíveis para mudar a realidade das cidades.
– Em Piraí, somos um município que tivemos um serviço de água muito bom e hoje estamos tendo diversos problemas. O pior, quando tentam resolver o problema, além de piorar e não resolvê-lo, estamos tendo consertos das próprias obras que a Rio tem feito dentro do município. Serviço de péssima qualidade – pontuou o prefeito Pezão, que acrescentou que a pauta também contou com apoio do prefeito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano, e o prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat.
Já Babton, prefeito de Rio Claro, ressaltou que quando se pensa em concessão, se pensa em serviço de melhor qualidade para os consumidores e população. “Isso não tem acontecido. O tempo de resposta e o serviço de atendimento para o consumidor são ruins, então essa união dos municípios que são atendidos por esta concessionária vão se unir para chegar no governador e tentar procurar uma nova solução para que a gente possa ter um atendimento e reduzir essas reclamações”, disse.
O prefeito ainda destacou que vão buscar junto ao Governo do Estado soluções, apoio jurídico e fazer a junção de reclamações das cidades como um dossiê oficial.
Ao todo, todas as 17 cidades do estado são atendidas pela concessionária. Entre elas, da região Sul Fluminense, Rio Claro, Pinheiral, Piraí, Itaguaí, Seropédica, Paracambi e Vassouras; no Norte Fluminense, Natividade, São José de Ubá, São Fidélis e Carapebus; na região Serrana, Carmo, Sumidouro, Macuco, Trajano de Moraes, Bom Jardim e Rio das Ostras.