Colégio Naval forma turma de primeiras alunas

Título do Post Incrível
Aluna Maria Eduarda de Assis Vieira recebe o diploma de conclusão do 3º ano do Ensino Médio das mãos de sua mãe, durante a cerimônia de formatura no Colégio Naval

Incorporação feminina na Marinha é marco na ampliação na carreira naval

O campo de esportes do Colégio Naval (CN), em Angra dos Reis (RJ), foi palco de uma cerimônia histórica para a Marinha do Brasil (MB). Ao todo, 110 alunos concluíram o Curso de Preparação de Aspirantes, equivalente ao Ensino Médio, em uma solenidade que também marcou a formatura das primeiras alunas da instituição, três anos após o ingresso pioneiro dessas mulheres. A incorporação feminina nas linhas da MB representa um marco significativo no processo de ampliação da participação da mulher na carreira naval. Durante a cerimônia, familiares, convidados e autoridades militares acompanharam o momento em que os formandos receberam seus certificados, simbolizando o encerramento de uma etapa essencial na formação dos futuros Oficiais da Força.

O evento seguiu as tradições navais que caracterizam as solenidades do CN, incluindo o desfile do Corpo de Alunos, a execução do Hino Nacional e a tradicional Incorporação do Pavilhão Nacional ao dispositivo. Para os concluintes, a formatura representa não apenas o reconhecimento do esforço ao longo do curso, mas também a preparação para os próximos desafios na Escola Naval (EN). A Aluna Assis conversou com a equipe da Agência Marinha de Notícias e compartilhou como foi o processo nos últimos três anos:

Ao longo dos últimos três anos, os alunos dedicaram-se a uma formação integral, que inclui disciplinas acadêmicas, instrução militar-naval e atividades físicas, com o objetivo de desenvolver valores como disciplina, hierarquia e espírito de corpo, entre outros preceitos representados na Rosa das Virtudes — conjunto de princípios que norteiam a conduta do militar da MB.As primeiras alunas formadas se destacaram pelo desempenho e pela adaptação às rotinas do curso, reforçando o compromisso da Marinha em promover a igualdade de oportunidades e a excelência em sua formação militar.

Uma história imponente

Em 1911, teve início a obra que resultou no atual Colégio Naval, cujo, encarregado da empreitada foi o Capitão Rosalvo Mariano da Silva, idealizador do projeto arquitetônico. O local escolhido foi a Enseada da Tapera, logo denominada Enseada Batista das Neves, em Angra dos Reis. Em 1914, terminada a construção, tão imponente ficara o prédio que o então Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino de Alencar, aproveitou para aí fixar a Escola Naval, onde funcionou até 1920. A partir desse ano, tendo a Escola Naval voltado ao Rio de Janeiro, passou a funcionar naquele local a Escola de Grumetes Almirante Batista das Neves, onde permaneceu até 1949.

Finalmente, a 25 de fevereiro de 1949, foi criado o atual Colégio Naval, instituição de ensino que tem como propósito preparar jovens para constituir o Corpo de Aspirantes da Escola Naval, onde é formada a oficialidade da Marinha do Brasil. O Aluno ingressa mediante concurso público e, no período que passa no Colégio, recebe os ensinamentos do Ensino de Segundo Grau, acrescidos de instrução militar-naval especializada, ministrados por seleto corpo de Professores e Oficiais. Alia-se a este aprendizado acadêmico e militar a intensa prática desportiva, que visa aprimorar a condição física dos Aluno.

Em abril de 1951, as primeiras turmas iniciavam o ano escolar, em caráter precário na Escola Naval. A transferência do Corpo de Alunos para Angra dos Reis transcorreu em memorável viagem a bordo 10 de agosto de 1951, a bordo de dois Contra Torpedeiros. Em 15 de agosto, foram solenemente inauguradas as atividades de ensino em Angra dos Reis, com 326 alunos integrando as turmas do 1° e 2° anos.

O Estandarte do Colégio Naval foi aprovado pela portaria nº 1118, de 11 de julho de 1984. Ele consiste de um campo retangular de seda prateada, debruado com torçal de azul e prata, encimado por ponta de lança, de prata, e guarnecido por duas fitas, de azul e prata, franjadas de ouro, contendo a inscrição “Colégio Naval”, de ouro, numa delas, ambas pendentes de roseta azul e prata.

Fonte: Agência Marinha

de Notícias