Solidariedade marca o fim de ano no Sul Fluminense

Título do Post Incrível
Magia do Natal tomou conta da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Foto: Cris Oliveira PMVR

Ações são realizadas pelo comércio e comunidades dos municípios

Com o início de dezembro, diversas empresas e comunidades do Sul Fluminense intensificam as ações solidárias de fim de ano, arrecadando roupas, alimentos e brinquedos. Na região, a mobilização vai além do comércio, partindo também da própria população. Em cidades como Volta Redonda e Vassouras, as iniciativas variam desde pontos de coleta em lojas até festas em praças públicas que, com a ajuda de voluntários, já marcaram a primeira semana do mês.

Em entrevista ao Correio Sul Fluminense, Karyne do Nascimento Pereira de Mello Santos explica como surgiu a retomada da “Festa das Crianças”, realizada no último domingo (7) em Itakamosi, distrito de Vassouras.

— Quando eu era mais nova, ajudei na organização de festas para as crianças, mas com o passar do tempo as pessoas foram desistindo e ficamos anos sem nenhuma festinha aqui. Ano passado tive um despertar: “por que não nos unirmos, todos da comunidade, e realizar uma festa?”. Foi quando levantei a bandeira e comecei a organizar de frente — conta.

A mobilização começou de forma digital. Por meio de um grupo de WhatsApp, Karyne iniciou os convites e logo reuniu familiares, amigos, vizinhos e até moradores de cidades vizinhas interessados em ajudar. Em sua segunda edição, o evento ofereceu gratuitamente pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, refrigerantes, picolés e bolo, atendendo tanto as crianças quanto os adultos. Para o entretenimento, a praça contou com brinquedos infláveis, pintura facial, personagens vivos e teatro.

Apesar do esforço coletivo para garantir a estrutura e a alimentação, a organizadora destaca que a maior dificuldade ainda é financeira, especialmente para a compra de presentes.

— Gostaria muito que tivéssemos brinquedos para dar para as crianças, mas por falta de recursos ainda não foi possível. Como somos ajuda de pessoas da comunidade e cada um contribui com o que pode, este ano está um pouco difícil conseguir verba — afirma Karyne.

O papel do comércio

Enquanto em Vassouras a mobilização parte da própria comunidade, em Volta Redonda o setor empresarial também assume o protagonismo na arrecadação. Na Cidade do Aço, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) aposta na força do comércio para incentivar as doações e suprir a demanda por presentes.

Cunho social

Em 2025, todos os eventos realizados pela CDL tiveram cunho social, incentivando a responsabilidade social entre os associados. A entidade realizou a entrega de fraldas geriátricas ao Lar dos Velhinhos, caixas de bombons para o Programa Curumim, além de mantimentos para o SOS (Serviço de Obras Sociais) e para a Apadefi. Para a instituição, essas iniciativas demonstram o compromisso não só com o comércio, mas também com a comunidade.

Para este Natal, o presidente da CDL-VR, Giovane Ferreira, destaca que, embora toda ajuda seja bem-vinda, a prioridade nas arrecadações mudou.

— A maioria pede brinquedos, por conta desse período em que muitas famílias não têm como comprar — explica.

Como muitas lojas realizam campanhas individuais, a entidade atua como uma incentivadora. A orientação é que os empresários coloquem caixas de coleta em seus estabelecimentos para despertar o desejo de doação no cliente.

— Devemos buscar ser solidários durante todo o ano, mas neste período estamos mais sensibilizados. Se você tem uma empresa, faça uma campanha interna. Se você é consumidor, pergunte se existe um espaço para doações. Fazer o bem é um ato de amor — ressalta Giovane Ferreira, presidente da CDL-VR.

Sustentabilidade e economia

Ainda em Volta Redonda, o Banco da Cidadania vai distribuir 25 mil brinquedos para os pequenos visitantes, reforçando o espírito solidário que é uma das marcas das comemorações de fim de ano na cidade. A distribuição dos brinquedos será realizada de forma organizada e segura, com distribuição de senhas e acompanhamento integral da equipe do Banco da Cidadania.

Os brinquedos que serão distribuídos este ano incluem pião, mola, Aquaplay, risca e rabisca e o brinquedo que cria bolinhas de sabão, totalizando cinco modelos diferentes.

Para organizar o fluxo, as senhas são distribuídas a partir das 18h, podendo chegar às 21h40 de acordo com a demanda do dia. A entrega dos brinquedos ocorre até às 22h, garantindo que todas as pessoas que estiverem na fila com a senha sejam atendidas.

A edição 2025 do Natal Cidadania também se destaca pela reutilização de materiais e produção artesanal. A equipe do Banco da Cidadania reaproveitou peças de outros eventos, garantindo economia e maior sustentabilidade na montagem da decoração deste ano.