“Um momento muito especial para a nossa história: recebemos oficialmente o nosso primeiro ônibus elétrico, desenvolvido, produzido e comercializado aqui mesmo em Resende e que em breve estará compondo a frota municipal”. A declaração foi dada pelo prefeito de Resende, Tande Vieira, em suas redes sociais, neste fim de semana.
Depois de São Paulo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou em Resende, onde possui uma fábrica, o ônibus elétrico. “Esse é um passo enorme para o meio ambiente, para a modernização do transporte público e para o conforto dos passageiros. Um veículo com piso rebaixado, ar-condicionado, tecnologia de ponta e emissão zero, iniciando uma fase de experiência que, com certeza, é um caminho sem volta para a eletrificação da nossa frota”, disse Tande.
Produção em alta
A empresa alcançou um patamar histórico de produção. Na última semana, completou 1.250.000 unidades fabricadas e o modelo que saiu da linha de montagem nesse marco foi justamente um e-Volksbus 22L.
-Foi com grande alegria que coincidimos a produção da nossa unidade de número 1.250.000 com um exemplar do nosso novo e-Volksbus, marcando uma nova era do transporte de passageiros. É um grande preparativo para as comemorações que temos à frente: 45 anos de Volkswagen Caminhões e Ônibus e 30 anos da fábrica de Resende – celebra Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O lote inaugural totaliza 100 unidades e as primeiras entregas acabam de acontecer, destinadas à Transpass, responsável pela aquisição de 50 veículos. Os demais serão disponibilizados a partir de janeiro de 2026 para outros operadores do transporte público. Em breve chegarão também a outras cidades do país, entre elas Resende, onde está a fábrica da montadora.
O volume de compra é reflexo direto de um período de testes bem-sucedido. Desde maio, o e-Volksbus 22L passou por avaliações em condições reais de operação na capital paulista, comprovando a eficiência e confiabilidade dos produtos VW Caminhões e Ônibus.
Para garantir o desempenho ideal e longevidade dos novos ônibus, foi implementado um programa de suporte técnico abrangente. Profissionais da VWCO orientaram diretamente os clientes sobre condução, estratégias de operação e tarefas de manutenção que podem ser executadas nas garagens das próprias empresas.