Barra Mansa promove 4ª edição do ‘Descarte Solidário Comunitário’

Título do Post Incrível
Divulgação/PMBM

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promoveu neste sábado, dia 06, a quarta edição do programa Descarte Solidário Comunitário. Desta vez, a ação aconteceu no bairro Vista Alegre, na Rua Padre Luiz Franzen, ao lado do Colégio Municipal Padre Anchieta, beneficiando uma das regiões mais populosas do município.

Durante a ação, moradores puderam realizar o descarte correto de materiais inutilizáveis, como eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Também houve a coleta de livros, que serão encaminhados para a Biblioteca Municipal Adelaide Franco, localizada no Palácio Barão de Guapy, no Centro, onde serão reaproveitados e disponibilizados à população.


Os demais materiais recolhidos serão destinados à Coopcat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis), situada na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom, garantindo que o processo siga para reciclagem e reaproveitamento adequado.


O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou o êxito de mais uma edição do programa.

“Tivemos aqui no bairro Vista Alegre mais uma edição do nosso Descarte Solidário Comunitário, uma ação que partiu do nosso prefeito Luiz Furlani, que confiou à Secretaria de Meio Ambiente essa missão. Ficamos muito felizes em concluir mais uma ação com sucesso. Começamos em setembro e a cada mês temos uma atividade como essa em diferentes bairros. Muitas toneladas já foram recolhidas e encaminhadas ao destino correto para que sejam devidamente reutilizadas”, comunicou Rodrigo, lembrando ainda que as três ações anteriores ocorreram em bairros da Região Leste — Nove de Abril, Paraíso e Boa Vista.

Moradora do Vista Alegre, Ana Paula Bernardino elogiou o projeto e reforçou a importância da consciência coletiva sobre o descarte correto de resíduos, citando como exemplo negativo o hábito de alguns moradores de abandonarem materiais às margens dos rios.

“Gostei muito dessa ideia de recolher materiais que as pessoas não usam mais, para que o povo não jogue em área errada e depois venha trazer problemas ao meio ambiente, principalmente em épocas de chuvas. Além disso, a gente sabe que o material será levado para o lugar certo para ser utilizado novamente. Todos estão de parabéns pela iniciativa”, contou a moradora.

Durante o evento também ocorreu a doação de mudas de árvores nativas. A Secretaria de Meio Ambiente prevê a realização de novas edições do Descarte Solidário Comunitário ao longo de 2026, fortalecendo o compromisso de Barra Mansa com a sustentabilidade e a preservação ambiental.