Parquinho Dona Nina é inaugurado na Praça Nilo Peçanha em Barra do Piraí

Título do Post Incrível
Estrutura moderna resgata tradição histórica - Divulgação/PMBP

Um dia que Maria Eduarda, de 6 anos, nunca vai esquecer. Moradora das Oficinas Velhas, ela correu, pulou, brincou em todos os brinquedos e acompanhou cada etapa da montagem do novo parquinho. “Eu vi montando! Pedi pra minha vó me trazer quando ficasse pronto. Eu amei!”, disse, vibrando de alegria. A avó, Maria Aparecida de Jesus destacou como a praça voltou a ser um espaço vivo, cheio de movimento e acolhedor para as famílias.

Essa alegria toda foi vivida por Maria Eduarda e por inúmeras outras crianças, na noite de sexta-feira (5), durante a inauguração do novo parquinho da Praça Nilo Peçanha, o Parquinho Angelina Teixeira Netto Sym (Dona Nina), que homenageia uma professora que deixou marcas importantes para a cidade.

A prefeita Katia Miki lembrou o simbolismo dessa homenagem. “Lá em 1956, existia um parquinho aqui na praça que levava nome da professora Dona Nina. Manter essa referência é preservar a nossa história e valorizar todo carinho que ela dedicou às crianças e às famílias da nossa cidade”, afirmou.

O vereador Jeordane Perino, autor da indicação aprovada pela Câmara, celebrou a realização. “Era um desejo antigo das famílias. O parquinho ficou lindo e é uma alegria ver esse espaço novamente cheio de crianças. Que todos ajudem a cuidar”, disse.

O presidente do Sicomércio, Jorge Aiex, destacou a importância da revitalização da praça para o comércio local. “A Praça Nilo Peçanha está viva. O Natal Encantado, o parquinho, as atividades. Tudo isso reforça a presença das famílias aqui no centro, valoriza os comerciantes e movimenta a economia. É uma parceria que beneficia toda a cidade”, afirmou.

O novo equipamento é feito de madeira plástica com cores vibrantes. A tecnologia oferece resistência muito superior à madeira comum e ao metal, além de garantir segurança máxima para as crianças. A estrutura é modulada, com superfícies lisas e uniformes, que não racham, não soltam farpas, não enferrujam e não oferecem risco de pontas cortantes. O material é impermeável, resistente ao sol e à chuva e praticamente sem necessidade de manutenção.

O piso de grama sintética reduz impacto, evita aquecimento e deixa o espaço mais confortável e acessível.

O chefe do Setor de Compras e Licitações, Lucas Latini, explicou a escolha técnica do modelo. “É um parquinho seguro, de alta durabilidade e com quase zero manutenção. A madeira plástica não sofre com o tempo, não cria fungos e tem vida útil muito superior às estruturas tradicionais. É um investimento que compensa para o município”, destacou.

Ele acrescentou o papel inclusivo do equipamento. “Os playgrounds dessa linha estimulam o desenvolvimento físico, cognitivo e social de todas as crianças. São espaços de convivência e acolhimento.”

O pequeno João Vinícius, de 4 anos, morador da Roseira, quase não parou desde que o espaço foi liberado para brincadeiras. “A ponte! Ela balança! Dá um friozinho na barriga!”, contou rapidamente sem parar de se divertir.

Os pais dele, Érica Vieira e Carlos Eduardo, falaram sobre a importância de ambientes ao ar livre na infância. “Correr, brincar e interagir. Isso tudo faz parte do desenvolvimento. E um parquinho como esse é um presente para as famílias”, disse a mãe.

Ao final da inauguração, a prefeita anunciou uma novidade que deixou a criançada ansiosa.

“Já autorizamos para este mês de dezembro a instalação de mais um parquinho na Praça Oliveira Figueiredo. Queremos que todas as crianças tenham espaços seguros, inclusivos e alegres para brincar em toda a cidade,” afirmou Katia Miki.