VR: Materiais elétricos do tradicional ‘Presépio do Dadinho’ são furtados

Título do Post Incrível
Presépio é um dos símbolos do Natal da cidade. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Thomás de Paula

Um dos símbolos mais tradicionais do Natal de Volta Redonda foi furtado na madrugada desta terça-feira (02). Por volta de 01h40 o Presépio do Dadinho, no bairro Niterói, foi invadido por um suspeito que furtou cerca de 90% de todo o material elétrico que seria utilizado para iluminar o cenário neste ano.

Segundo a família, foram levados fios, holofotes, lâmpadas de LED, disjuntores, oito caixas de pisca-pisca de 50 metros cada, tomadas, rolos de fita isolante e diversos outros itens. As câmeras de segurança no local registraram o momento do furto. O caso foi registrado na 93ª DP de Volta Redonda.

Criado por Eduardo Ermida Filho, o Dadinho, o projeto do presépio começou há cerca de 3 décadas, e logo se tornou um dos grandes símbolos natalinos de Volta Redonda. Dadinho morreu em 2020, devido a Covid-19, mas a tradição se manteve com esforço de sua filha, Kelly Ermida, que faz o possível para continuar o legado de Dadinho mesmo após o furto.

O caso comoveu moradores de Volta Redonda, que têm oferecido suporte para a tradição continuar. “Pessoal da cidade vem ajudando da forma que dá. Perdi mais de 90% das coisas que tinha ganhado e comprado de material elétrico. Mas não vou deixar isso me desanimar. Hoje estou mal, mas amanhã levanto melhor e bola pra frente. Tenho fé que irei conseguir”, disse Kelly.

Ainda segundo Kelly Ermida, a Secretaria Municipal de Ordem Pública foi procurada pela vítima, a secretaria auxiliou Kelly com imagens. Os funcionários da pasta também se colocaram a disposição para oferecer suporte para poder identificar o suspeito durante os patrulhamentos e fiscalizações pela cidade.

Para o presépio deste ano, será necessário tábuas, compensado, sarrafos, areia, cavaletes, esmalte sintético, mangueiras de LED, bombas de aquário, refletores, cola quente, abraçadeiras, acrilon, tecidos que imitam grama e materiais de decoração natalina. Até o momento foram arrecadados a grama sintética, uma mangueira de LED verde, dois pacotes de pregos e oito tábuas.

A inauguração está prevista para os dias 10 a 12 de dezembro, caso o material roubado seja recuperado ou substituído a tempo. A família também está recebendo doações de materiais, que podem ser entregues diretamente na Rua São Vicente de Paula, 21, bairro Niterói. A colaboração também pode ser feita via PIX através da chave (24) 99911-3410 (Kelly Ermida).