A Prefeitura de Barra Mansa iniciou o primeiro ciclo de testes das sirenes de alerta da Defesa Civil instaladas no município neste sábado (29), que também é o Dia Estadual da Prevenção a Desastres. A ação começou pelo bairro Vila Natal, área considerada de risco geológico devido à possibilidade de deslizamentos de terra durante o período chuvoso.
ㅤ
O simulado tem como objetivo identificar quais medidas devem ser adotadas em situações de risco, incluindo a evacuação de imóveis, o direcionamento aos pontos de apoio e o entendimento dos novos protocolos de acionamento das sirenes. Além disso, a iniciativa busca fortalecer a cultura de prevenção entre as famílias que vivem em áreas sensíveis a eventos climáticos.
ㅤ
O trabalho conta com a parceria das secretarias de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal, e de Assistência Social e Direitos Humanos, que estão unidas na missão de orientar, preparar e conscientizar os moradores sobre os procedimentos de segurança.
ㅤ
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, destacou que o trabalho será ampliado para toda a cidade ao longo dos próximos dias. “Já percorremos a comunidade orientando os moradores e entregando panfletos com a rota de fuga, caso haja necessidade de deslocamento no período chuvoso. A instalação de placas de orientação e a panfletagem estão garantindo que todos estejam informados e preparados. Nos próximos dias, iremos aos outros nove bairros realizar as mesmas ações”, explicou.
ㅤ
Atualmente, Barra Mansa possui dez sirenes instaladas nos bairros Vista Alegre, Vila Nova, Vila Coringa, Cotiara, Monte Cristo, Nova Esperança, Boa Sorte, Boa Vista, Metalúrgico e Vila Natal. Esses equipamentos integram o sistema de alerta que reforça a segurança da população em caso de ocorrências relacionadas às chuvas. Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelos números 199 ou (24) 98121-3437.
ㅤ