Sesc RJ abrirá edital para contratação em V. Redonda

Título do Post Incrível
Novo complexo de 6,4 mil metros quadrados tem entrega prevista para 2027. Foto: Sesc RJ

Por Ana Luiza Rossi

Um novo complexo de lazer e serviços está cada vez mais próximo de sair do papel em Volta Redonda. Isso porque o Sesc RJ informou ao Correio Sul Fluminense que, em janeiro, será lançado o edital de contratações para iniciar a construção da nova unidade na cidade, localizada no bairro Barreira Cravo. A unidade deve gerar cerca de 150 empregos diretos e indiretos na fase de obras, com previsão de entrega em 2027. Após a conclusão, cerca de 80 novos postos de trabalho também devem ser formados no clube.

A unidade, localizada na Avenida Beira Rio, vai distribuir seu projeto arquitetônico em dois pavimentos ao longo do terreno de 6,4 mil metros quadrados. De acordo com a assessoria de imprensa do Sesc RJ, um dos destaques será o uso do aço para destacar a identidade industrial local da cidade.

Sobre a unidade

A estrutura será completa. Terá uma praça central arborizada e descoberta, quadra poliesportiva coberta, parque infantil, clínica odontológica, Espaço Sesc Saúde Mulher (com mamografia e Papanicolau), galeria de artes, academia de ginástica, espaço de Arte, Ciência e Tecnologia, restaurante, espaço multiuso, terraço para eventos e estacionamento privativo.

Segundo o diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc RJ, Fábio Soares, o avanço das etapas técnicas que antecedem o edital é essencial para garantir que o processo de contratação reflita todas as necessidades do projeto.

– Estamos trabalhando com rigor técnico e muito compromisso para garantir que o edital reflita todas as necessidades do projeto e o potencial que a nova unidade tem para Volta Redonda. Essa fase preparatória é fundamental para que a construção avance com segurança, qualidade e total alinhamento às demandas da instituição e da comunidade. Trata-se de um investimento estruturante, pensado para atender a cidade por muitas décadas. Nosso objetivo é entregar uma unidade moderna, funcional e acolhedora, que reúna serviços essenciais e contribua diretamente para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região – destacou Fábio.

Investimento

Em 2024, foi anunciado que a Fecomércio comprou a área por R$5,2 milhões. A intenção era investir no antigo Recreio do Trabalhador mas, segundo o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, as negociações não avançaram. Na época, foi oferecido cerca de R$60 milhões pela área localizada no coração da Vila Santa Cecília, um dos principais bairros comerciais da cidade.

Com a inauguração, a região do Médio Paraíba passa a contar com três unidades: uma na vizinha Barra Mansa, outra em Três Rios e a depois na Cidade do Aço. Na Costa Verde, o Sesc funciona na histórica Paraty.

Em Barra Mansa, o clube foi construído em uma área de 20 mil metros quadrados, na Ilha do Baião, no bairro Ano Bom, e possui todos os recursos necessários ao lazer dos habilitados Sesc, seus dependentes e usuários. A piscina é aberta para os credenciados para momentos de lazer e para a prática de esportes. A unidade conta ainda com uma biblioteca e um espaço especialmente reservado para as crianças se divertirem ao ar livre.