Um dos momentos mais aguardados da programação do Dia da Consciência Negra, realizada nesta quinta-feira (20) na Praça Nilo Peçanha, foi o Desfile Beleza Negra, que reuniu crianças, jovens e adultos em uma celebração de identidade, ancestralidade e autoestima. A ação integrou a agenda promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Promoção da Igualdade Racial e o Instituto Cultural Beleza Negra.
Na categoria adulto, os destaques foram Arisson Rosa Cláudio Conceição, que conquistou o primeiro lugar entre os homens, seguido por Weverton Venceslau de Souza e Levih Samuel Rosa Ferreira.
No feminino, Vitória Marques Pereira ficou em primeiro lugar, com Gabrielle Karinne Candido Rosa em segundo e Letícia Simone Rosalino da Silva em terceiro.
Já na categoria juvenil, o vencedor masculino foi Jorge Tadeu Campos Abel, seguido por Erick da Costa Santos de Oliveira e Luiz Miguel de Paula Oliveira. Entre as meninas, Jadhe Rosa Cláudio Moraes de Assis garantiu o primeiro lugar, enquanto Evellyn da Costa Santos de Oliveira e Irys Gabrielly Rosalino Inocêncio da Silva ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.
Para Cristiane Silva, representante da Promoção da Igualdade Racial, o desfile foi mais do que um concurso, foi um gesto coletivo de fortalecimento e reconhecimento.
“O desfile foi muito mais que um momento de beleza: foi um ato de empoderamento, de fortalecimento da autoestima e de reconhecimento das nossas raízes. Realizar esse evento através da Promoção da Igualdade Racial junto ao Instituto Cultural Beleza Negra foi um grande sucesso. Estou imensamente feliz com o resultado e certa de que todos que estiveram presentes saíram dali com uma semente de consciência, orgulho e transformação plantada no coração.”
Diversos participantes e espectadores também ressaltaram a importância da iniciativa. Isadora Mariano, moradora do Boa Sorte, acompanhou toda a programação.
“Acho importante para as pessoas negras participarem da capoeira, do desfile, de tudo que aconteceu aqui. É um evento necessário para a cidade, deveria ter mais. Agrada ao público e valoriza nossa cultura.”
Já Jorge Tadeu Abel, vencedor da categoria Juvenil masculina, além de comemorar conquista falou da importância do evento.
“Esse evento é muito importante porque traz a cultura dos povos indígenas e também mostra a força do povo negro.”
O Desfile Beleza Negra integrou a ampla programação do Dia da Consciência Negra, que contou com feira afro, gastronomia africana, apresentações, rodas de conversa e a tradicional Caminhada contra a Intolerância Religiosa.
“Estive hoje acompanhando a programação do Dia da Consciência Negra e fiquei muito emocionada com o desfile. Ver nossas crianças, jovens e adultos ocupando a Praça Nilo Peçanha com tanta beleza, orgulho e identidade me enche de esperança. Momentos como esse mostram a força da nossa cidade e o quanto avançamos quando valorizamos nossa história e nossas raízes. Quero agradecer às equipes da Cultura, da Promoção da Igualdade Racial e a todos os parceiros que construíram esse evento com tanto carinho. Seguimos firmes no compromisso de construir uma Barra do Piraí mais justa, acolhedora e igualitária para todos,” afirmou a prefeita Katia MiKi.