Rota da Fé será inaugurada com programação especial e missa

Título do Post Incrível
Celebração presidida pelo Bispo Dom Luiz Henrique reforça integração entre as duas cidades. Foto: Divulgação PMBM

Por Redação

A chamada “Rota da Fé”, projeto que beneficia o turismo religioso e promove práticas esportivas na região Sul Fluminense, será inaugurada nesta quinta-feira, dia 20, no Santuário de Adoração Coração Eucarístico de Jesus, no distrito de Floriano, com a Santa Missa presidida pelo bispo Diocesano Dom Luiz Henrique.

A Rota da Fé – que vem sendo elaborada entre municípios da região – é um percurso que tem como ponto inicial a Igreja Nossa senhora do Amparo, no distrito de Amparo, em Barra Mansa, passando por comunidades e pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Quatis, onde o destino final é o Santuário Diocesano de Adoração Coração eucarístico de Jesus, no Distrito de Floriano, em Barra Mansa.

O projeto promove, além do turismo religioso, os artesanatos, a gastronomia local, a divulgação das fazendas históricas e outros aspectos da cultura das cidades do Sul Fluminense.

Confira a programação

A programação do lançamento começa às 07h30, com a concentração na Igreja Nossa Senhora do Amparo. Em seguida, às 8 horas, a bênção inicial e largada. Por volta das 10 horas está prevista a bênção na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Quatis, e a chegada em Floriana deve ocorrer às 11 horas. Meia hora depois, às 11h30min, haverá a missa no Santuário de Adoração Coração Eucarístico de Jesus, presidida pelo Bispo Diocesano. Às 13 horas, almoço e shows católicos.

O planejamento do projeto foi feito por representantes das cidades de Quatis e Barra Mansa. A iniciativa é fruto da parceria entre a Coordenadoria de Turismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa e o Sebrae.

Cristianismo no Brasil

Maior religião do país, o Cristianismo faz parte da formação do Brasil com igrejas espalhadas de Norte a Sul. Elas aliam a prática de fé e devoção com um momento de contemplação turística por meio de seus edifícios monumentais. No Norte, o viajante pode conhecer o Museu de Arte Sacra, em Belém (PA), o local era um antigo complexo jesuíta e hoje entrega a riqueza histórica e cultural da região. Destaque também para a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade (TO), onde os arcos da entrada central são feitos de grandes tijolos especiais da época de sua construção.

No Nordeste, tem o Convento Franciscano Igreja Santa Maria dos Anjos, um conjunto arquitetônico em Penedo (AL); ou o Mosteiro de São Bento, em João Pessoa (PB), que é composto por um estilo barroco, construído pelos monges Beneditinos. A região também abrange a Gruta Betânia Igreja Menino Deus, em Monsenhor Gil (PI), que foi erguida pelas mãos dos moradores e com material doado.

A prática turismo religioso acontece, ainda, nas Ruínas da Catedral, em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), um marco histórico da expansão colonial portuguesa; no Mosteiro de São Bento, em São Paulo (SP); ou no Templo de Salomão (SP), um gigantesco espaço protestante.