Volta Redonda: novo mutirão do Hospital São João Batista realiza 16 cirurgias em ortopedia 

Título do Post Incrível
Procedimentos foram realizados entre quarta-feira (12) e sábado (15) da última semana. Foto: PMVR

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, prossegue com a bem-sucedida estratégia do mutirão de cirurgias. O mais recente esforço concentrado dos profissionais da unidade realizou um total de 16 cirurgias ortopédicas entre quarta-feira (12) e o sábado (15) da última semana, atendendo a pacientes com as mais diversas demandas.

Na quarta-feira, o doutor Paulo Henrique realizou quatro procedimentos em pacientes com idades entre 22 e 91 anos. As cirurgias foram de tratamento cirúrgico para ruptura de tendão de Aquiles (uma para o direito, outra para o esquerdo); uma osteossíntese de fratura de fêmur direito; e uma osteossíntese de fratura de tornozelo direito. Na sexta-feira (14), o diretor-médico do HSJB, doutor Flávio Reis, operou três pacientes entre 54 e 78 anos, tendo realizado uma artroplastia total de joelho esquerdo; uma videoarteoscopia de joelho esquerdo; e uma osteossíntese de fratura de fêmur direito. 

Mais nove cirurgias foram realizadas no sábado. O doutor Raphael Marchitto atendeu a seis pacientes entre 24 e 67 anos. Os procedimentos incluíram quatro videoartroscopias de joelho esquerdo; uma videoartroscopia de joelho direito; e uma cirurgia para reparar o ligamento cruzado de joelho esquerdo. E o doutor Paulo Henrique foi responsável por três procedimentos em pacientes com idades entre 21 e 60 anos: duas osteossínteses de fratura de tornozelo direito e uma osteossíntese de luxação do acrômio clavicular direito. 

“Parabéns mais uma vez aos profissionais do São João Batista, dedicados a oferecer à nossa população um menor tempo de espera para a realização das cirurgias. E espero que possamos, em breve, ajudar a ainda mais pessoas, com a entrega das obras de ampliação do hospital, o que vai permitir ampliarmos o atendimento dos pacientes que tem o Hospital São João Batista como referência em saúde pública”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto. 

Sobre os mutirões

Os mutirões de cirurgias, normalmente realizados aos finais de semana e feriados, possibilitam ao Hospital São João Batista aumentar a oferta de procedimentos para os moradores de Volta Redonda. Isso libera a agenda da semana para cirurgias eletivas previamente agendadas e para os atendimentos emergenciais, já que o HSJB funciona como uma unidade de pronto atendimento.

Além disso, a unidade está na reta final das obras ampliação. O prédio anexo vai abrigar o novo centro cirúrgico e mais 40 leitos, sendo dez para a unidade de internação pós-cirúrgica, 20 para a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e outros dez para a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).

A transferência de alguns setores para o novo prédio vai liberar, ainda, mil metros quadrados da estrutura original para fins, como a separação das emergências Vermelha e Amarela da área de consultas emergenciais, além da construção de três novas enfermarias onde funciona atualmente a UTI.