‘Black Friday’ aquece comércio e cria estado de alerta nos consumidores

Título do Post Incrível
Procon-VR

Por Isadora Ventura

A Black Friday, que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro (dia 28), já está aquecendo o comercio da região Sul Fluminense desde o início do mês. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Giovane Freitas Ferreira, produtos de alto custo, como eletrodomésticos, moveis e celulares, são os mais aguardados pelos consumidores durante o período, já que as lojas possibilitam descontos e facilitam parcelamentos. Ainda segundo Giovane, setores como o da gastronomia e vestuário também devem ser impactados positivamente com a data.

Com a aproximação da Black Friday, a CDL-VR vem orientando lojistas de Volta Redonda sobre as melhores estratégias para atrair consumidores. Entre as dicas, estão: a realização de promoções; investimento em vitrines temáticas com decorações atrativas para a data; uso das redes sociais e outras plataformas digitais para despertar a atenção dos clientes; e o uso de táticas de propaganda eficientes. A CDL também recomenda que a gestão das lojas foque na liquidação, visando ainda a queima de estoque para novos produtos para o Natal.

O aumento do fluxo de vendas no fim do ano deve gerar mais de 1.500 vagas de emprego temporárias em Volta Redonda. A seleção para essas vagas foi iniciada em outubro pela maioria das empresas, com o objetivo de haver tempo hábil para a treinar os novos funcionários para a Black Friday. Segundo o Sindicato do Comercio Varejista de Bens e Produtos de Volta Redonda (Sicomércio-VR), todos os segmentos do comércio realizaram essa contratação; desde lojas, a bares e restaurantes.

– As empresas já estão contratando, mas ainda enfrentamos escassez de mão de obra para o comércio. Por isso, estamos trabalhando uma forma de criar um programa de qualificação que seja interligado pelas entidades empresariais, criando mais oportunidades tanto para quem está em busca de trabalho e para as empresas apontarem o tipo de perfil que o comércio precisa – afirmou Giovane Freitas Ferreira, presidente da CDL-VR.

Evitando fraudes

O Procon-VR alerta consumidores sobre golpes de falsas promoções e indicam quais cuidados devem ser tomados para evitá-los antes de efetuar uma compra. Segundo a autarquia, o público deve sempre fazer pesquisas de preço com antecedência para identificar descontos falsos, além de sempre comprar em lojas de confiança e em sites seguros. Também deve se evitar clicar em links de compra suspeitos recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais.

O Procon também recomenda que o público sempre desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado; proteja seus dados pessoais; pesquise a reputação das lojas; nunca faça transações on-line em redes públicas, pois as máquinas podem não estar devidamente protegidas; e evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo.

No caso de entrega em domicílio, o Procon recomenda que o cliente peça que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou em recibo. O comprador somente deve assinar o documento de recebimento de produto após examinar o estado da mercadoria; se houver irregularidades, a loja deve ser informada com a justificativa do não recebimento. Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem sete dias para desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.

Em caso de golpe, o Procon-VR recomenda que o cliente guarde provas da compra, como prints da tela do computador ou celular, com a demonstração do valor do produto, links, nome da empresa e data e hora da compra. Caso o consumidor tenha algum problema com a compra e não consiga resolver junto a empresa, ele deve procurar o Procon imediatamente.