O fortalecimento do vínculo entre a comunidade escolar e a Guarda Municipal como ferramenta para a promoção da cidadania entre os estudantes. Esse é o ponto de partida do Programa de Prevenção e Orientação Cidadã, criado por lei de autoria do vereador Sargento Ramires (PL). Voltado para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino, o PPOC tem como objetivo promover a educação para a cidadania e prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas, a violência e o bullying. O projeto tem cunho educativo e inclui a capacitação de membros da Guarda Municipal para atuarem em sala de aula.
Educação preventiva
Segundo Sargento Ramires, o programa é inspirado em experiências bem-sucedidas como o Proerd, que é promovido pela Polícia Militar e lança mão da educação preventiva para evitar que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas. Segundo o parlamentar, a escolha da Guarda Municipal como agente promotor do programa foi estratégica. “Por sua proximidade com o cidadão e seu papel de proteção, a Guarda terá facilidade para desenvolver um trabalho educativo e preventivo de qualidade”, disse.
Sintonia com os alunos
Oferecer uma formação mais completa e sintonizada com o mundo atual aos estudantes. Esse é o objetivo da indicação do vereador Romar Florenzano (PP), que pediu à Prefeitura a implantação de laboratórios de Iniciação Científica e Robótica na Escola Municipal Dona Mariúcha. Após a aprovação pela Câmara, uma cópia da proposta foi enviada ao Poder Executivo Municipal para estudos de viabilidade. O vereador alega que a medida vai reforçar o ensino de ciências, tecnologia e inovação.