Jogos Estudantis começam com queimada e cabo de guerra em Barra do Piraí

Título do Post Incrível
Abertura reuniu alunos, professores e equipe da Secretaria de Esportes no Ginásio Municipal Jacyr Antônio Abbud - Foto: Rayná Andrelino

Os Jogos Estudantis Municipais (JEM) começaram nesta quinta-feira (6), em Barra do Piraí, com as primeiras disputas de queimada e cabo de guerra entre escolas públicas e privadas. A abertura foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes Jacyr Antônio Abbud e contou com a presença dos alunos participantes, professores, da equipe da Secretaria Municipal de Esportes e autoridades municipais.

Mais de 600 atletas, entre 8 e 15 anos, participam desta edição, representando 20 instituições, além da APAE e da Pestalozzi. Na cerimônia de abertura, foram apresentadas as escolas participantes e executados os Hinos do Brasil e de Barra do Piraí. Miguel Almeida, de 8 anos e aluno da Escola Municipalizada São José do Turvo, entrou com a bandeira de Barra do Piraí. Octávio Pereira, de 15 anos, estudante do CIEP 310, com a bandeira do estado do Rio de Janeiro, e Luiz Felipe Nogueira, de 19 anos, aluno da APAE, conduziu a Bandeira do Brasil.

“Estou muito animado de estar aqui. É uma honra levar a bandeira do nosso país”, disse Luiz Felipe.

A diretora da APAE, Gabriella de Lemos Ramos, destacou a importância da inclusão dos alunos na competição. “É uma emoção ver nossos alunos vivendo isso. Eles gostam de participar e isso é muito importante pra vida deles. Muitas vezes não têm voz nem vez, e viemos participar do JEM pra mudar essa realidade”, afirmou.

O juramento dos atletas foi feito por João Muniz, jovem atleta barrense, corredor de montanha que tem se destacado em competições nacionais e internacionais. João já representou o Brasil em mundiais da modalidade, como o de Trail Running, onde foi o primeiro brasileiro na categoria Under 20 (8K) em 2023.

Durante a solenidade, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, contou aos atletas de quando também participou dos jogos como aluno.

“Eu já joguei o JEM quando era estudante e hoje fico muito feliz de ver os jogos voltarem, ainda mais porque desta vez quem vai participar é o meu filho. Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Esportes e desejo boa sorte a todos os atletas”, declarou.

A prefeita Katia Miki ressaltou o valor simbólico da retomada. “Esse é um momento histórico para Barra do Piraí. Foram quase dez anos sem os Jogos Estudantis, e sabemos o quanto o esporte é um instrumento de transformação social. Ele é fundamental para a socialização, a saúde e a qualidade de vida. Parabenizo a Secretaria de Esportes pelo empenho e desejo que todos os atletas se divirtam e façam ótimos jogos”, disse a prefeita.

Em abril, a prefeita sancionou a Lei Municipal nº 3966/2025, de autoria do vereador Luiz Felipe Ludi, que inclui o JEM no calendário oficial de eventos de Barra do Piraí.

“O JEM tem um valor enorme para nossa cidade. Por isso propus a lei que garante sua realização anual. É emocionante ver o ginásio cheio de alunos animados, participando com tanto entusiasmo”, disse o vereador.

O secretário municipal de Esporte, Anderson Tegão, abriu oficialmente os Jogos e agradeceu às escolas pela adesão. “É uma alegria enorme ver os Jogos acontecendo novamente. Agradeço a toda a equipe da Secretaria, aos professores e diretores que confiaram no nosso trabalho. Esse é um momento de união e orgulho para Barra do Piraí”, afirmou.

Todos os participantes recebem medalhas. Entre os destaques do primeiro dia está Jean Oliveira, de 9 anos, aluno da Escola Estadual Conde Modesto Leal. “Eu nunca participei de uma competição. Vou chegar em casa e mostrar minha medalha pra minha avó. Foi muito legal!”, contou.

A professora Priscilla de Almeida, da mesma escola, elogiou a retomada do evento. “Estamos com 50 alunos nas competições de handebol, cabo de guerra, futsal e queimada. Foi difícil escolher quem iria participar. Se pudesse, levaria todos. O esporte ensina respeito, disciplina e convivência. É aprendizado pra vida toda”, destacou.

As competições seguem até o dia 14 de novembro, em diferentes pontos da cidade, como o Ginásio do Matadouro, o Royal e o Barra Beach, com disputas de vôlei, handebol, basquete, futsal, atletismo, tênis de mesa, futevôlei, queimada, cabo de guerra e judô.