Com a proximidade do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, a Prefeitura de Valença / Governo Presente está intensificando as ações de manutenção, limpeza e conservação nos cemitérios do município e dos distritos. O objetivo é garantir que as famílias encontrem espaços organizados e acolhedores para prestar homenagens e celebrar a memória de seus entes queridos.
No Cemitério do Riachuelo, no Centro de Valença, teve início nesta semana a manutenção do plantio na Capela Mortuária, realizada pela Diretoria de Parques e Jardins, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após a limpeza executada anteriormente. A mesma equipe também está à frente da limpeza e reformulação do paisagismo dos jardins da Capela Monsenhor Tomás Tejerina, reforçando o compromisso com a preservação e o embelezamento do local.
Na região de Conservatória, a Subprefeitura realizou serviços de manutenção e limpeza nos dois cemitérios do distrito. Além disso, avançam as obras de reconstrução do muro do Cemitério Municipal – conhecido como “cemitério de cima” –, garantindo mais segurança e conservação do espaço, que possui relevância histórica e cultural para a comunidade.
No distrito de Santa Isabel do Rio Preto, o cemitério passou por limpeza e pintura, promovendo melhores condições de visitação e respeito ao local. Já em Parapeúna, a Subprefeitura concluiu ações de manutenção e realizou reformas significativas, com apoio do deputado federal Luiz Antonio. O cemitério foi totalmente pintado e, nesta semana, os canteiros receberão flores e plantas ornamentais pela equipe da Diretoria de Parques e Jardins.
Em Pentagna, os serviços contemplaram capina, varrição e cuidados gerais, resultando em um ambiente mais organizado para as homenagens das famílias. As ações ocorreram no início de outubro.
O cemitério de Barão de Juparanã passou, recentemente, por uma grande reforma, com pintura e limpeza. O local completou nessa semana 100 anos e a data será celebrada com missa a ser realizada no domingo, dia 2 de novembro.
A Prefeitura de Valença reforça que todos os distritos estão recebendo atenção especial para que o Dia de Finados seja marcado pelo respeito, cuidado e acolhimento às tradições das famílias valencianas.
Celebrações
A programação religiosa contará com celebrações em diversos cemitérios do município. No Cemitério do Riachuelo, estão previstas três Missas no dia 2 de novembro: às 8h com o Padre Henrique Garcia; às 10h com Dom Nelson Francelino, bispo diocesano; e às 16h com o Padre Luiz Fraga.
Nos cemitérios dos distritos de Barroso e São Luiz, o Padre Juvenal celebrará Missas às 8h no Cemitério do Barroso, às 11h no Cemitério São Luiz e às 16h novamente no Cemitério do Barroso.
De acordo com a Subprefeitura de Parapeúna, não haverá celebrações no cemitério local, mas o espaço ficará aberto de 7h às 18 horas para atender as famílias. Em Santa Isabel do Rio Preto, o final de semana contará com várias celebrações: No sábado, dia 1º, haverá Missa de Todos os Santos na Igreja Matriz, às 9h30; no domingo, dia 2/11, três horários de missa de finados: 9h30 – Matriz; 11h – Quilombo; 16h – Leite de Souza.
Em Conservatória, a programação no fim de semana começa no dia 1/11 (sábado), Solenidade de Todos os Santos: 9h – Pedro Carlos – Catequese iniciação – (Cirene); 10h – Pedro Carlos Catequese (Rosiléia); 16h – Matriz – Missa com as crianças. Após a missa, no salão paroquial festa de todos os santos (trazer algo pra partilhar); 18h – Pedro Carlos – Missa. No dia 2/11 (domingo), Comemoração dos fiéis defuntos, a programação será: 9h – Matriz – Missa com os turistas; 10h – cemitério – Oração pelos fieis defuntos; 11h- Capelinha – Missa; 16h – cemitério oração pelos fiéis defuntos; 17h20 – Matriz – Terço pelas vocações; 18h – Matriz – Missa.