Barra do Piraí realiza 1ª Capacitação em Identificação e Manejo de Acidentes com Animais Peçonhentos

Título do Post Incrível
Evento inédito reuniu mais de 70 participantes e reforçou o preparo de profissionais e da população para agir em casos de acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes - Divulgação/PMBP.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí promoveu, nesta quinta-feira (30), a 1ª Capacitação em Identificação e Manejo de Acidentes com Animais Peçonhentos, no auditório da Unimed. O encontro, inédito no município, contou com a presença de 76 inscritos entre profissionais de saúde, agentes da Defesa Civil e público em geral, interessados em aprender sobre prevenção, identificação e manejo de acidentes envolvendo animais peçonhentos.

O evento reuniu especialistas reconhecidos na área, como o biólogo Dr. Claudio Maurício Vieira de Souza, ex-diretor do Instituto Vital Brazil, e a médica Dra. Tania Motta, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Durante a capacitação, os participantes aprenderam sobre os hábitos e a biologia de serpentes, escorpiões e aranhas, medidas de prevenção e proteção, além da conduta clínica adequada no tratamento de pacientes acidentados.

Segundo Giselle Carraro, médica veterinária da Vigilância em Saúde, a ação representa um importante avanço para o município. “Essa foi a primeira vez que Barra do Piraí realizou uma ação voltada a esse tema. Capacitar e informar sobre o manejo de animais peçonhentos é essencial para garantir uma resposta eficaz em situações de emergência. O conhecimento pode ser decisivo para salvar vidas e orientar a população sobre prevenção e primeiros socorros,” afirmou Giselle.

De acordo com dados da Vigilância em Saúde, Barra do Piraí registrou 16 notificações de acidentes com escorpiões neste ano. Em situações assim, crianças são encaminhadas ao Hospital Maria de Nazaré e adultos à Santa Casa.

O agente da Defesa Civil, Márcio Santos, destacou que o evento também fortalece o trabalho de prevenção junto à população. “A participação no evento foi importante porque, com estes conhecimentos, a Defesa Civil pode informar a população sobre os riscos e como se proteger, reduzindo o impacto de acidentes com animais peçonhentos. Esse conhecimento é essencial para o planejamento e preparação de respostas a emergências, especialmente em áreas sujeitas a inundações e deslizamentos, que aumentam o risco de encontros com esses animais.”

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Cristiano Almeida, ressaltou que a capacitação marca um novo momento para a rede de saúde municipal, com uma conquista importante para toda a região.
“Uma grande conquista junto à Secretaria Estadual de Saúde é nos tornarmos novamente um polo de soro antiofídico. Perdemos esse polo em 2013 e, agora, 12 anos depois, estamos retomando esse serviço para atender não só Barra do Piraí, mas também cidades próximas. Estou muito feliz com essa conquista, que é da população, dos nossos profissionais e da prefeita Katia Miki, que tem trabalhado para trazer para o município equipamentos e estruturas essenciais,” disse Cristiano Almeida.