Mães relatam descaso com bem-estar das crianças.
Por Ana Luiza Rossi
Uma mãe usou suas redes sociais para denunciar uma série de falhas que vem acontecendo no tratamento e cuidados das crianças que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil Dauro Peixoto Aragão, unidade localizada no bairro Tangerinal, em Volta Redonda. Em vídeo, Bárbara Brant explicou o que vem acontecendo com sua filha só que, ao conteúdo viralizar, outros familiares também apontaram graves denúncias.
O caso chegou ao conhecimento da Câmara Municipal que, por meio dos vereadores Renan Cury e Betinho Albertassi, foi entregue um relatório em mãos para o prefeito Antônio Francisco Neto para que a prefeitura, junto a órgãos e secretarias competentes para solucionar os casos. Em vídeo, Neto afirmou que já estão tomando providências.
– Fizemos uma reunião e enviamos a Valéria [subsecretária municipal de Educação] à creche. Também faremos uma nova reunião na quinta-feira. Isso não vai continuar. Não pode haver maltrato com criança nenhuma – afirmou o prefeito.
Relatos e denúncias em relatório
O Correio Sul Fluminense teve acesso ao relatório que registrou as denúncias, que apontaram falhas estruturais, sanitárias e administrativas da creche.
Entre os principais pontos, foi pontuado sobre as condições de higiene nos espaços, com colchões em estado de mofo, edredons e cobertores sem lavagem, além de tatames de etileno-vinil-acetato (EVA) frequentemente sujos com fezes, urina e vômito. Com a falta de manutenção, há diversos relatos de familiares sobre epidemias recorrentes de herpes, sarna, piolho e outras doenças infecciosas.
Ainda, foi avaliado no relatório que há um número excessivo de crianças para a estrutura disponível, o que compromete a qualidade no atendimento pelas educadores e auxiliares, bem como na segurança das próprias crianças. Outro relato, foi quanto as crianças ficarem em períodos prolongados sem banho de sol ou atividades externas.
Outros casos de natureza mais grave também foram registrados no relatório para apuração. Caso se confirme, as práticas poderão ser configuradas como violação de direitos infantis e exigirá uma apuração pelas autoridades competentes.
Mãe levará denúncia para Ministério Público
Diante do caso, Bárbara se reuniu no Conselho Tutelar de Volta Redonda, com o relatório feito pelo vereador para análise e também para buscar orientações sobre como deverá proceder. Após encerrada a reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (29), Bárbara informou ao Correio Sul Fluminense que levará o caso para o Ministério Público e que o Conselho Tutelar também irá apurar o caso na creche.
O Correio Sul Fluminense também entrou em contato com a assessoria de imprensa de Volta Redonda para entender como serão feitas as apurações e quais serão os próximos passos para adequar as denúncias que apontam falhas estruturais. Até o momento de fechamento desta reportagem, por volta de 18h30, não houve resposta.
 
			         
			         
								 
											 
				 
								